Já imaginou se tornar um empreendedor? Se a resposta foi “sim”, está na hora de investir na sua formação. Atualmente, inúmeras instituições renomadas na área oferecem cursos de empreendedorismo on-line para aqueles que desejam dar o primeiro passo.

O melhor de tudo? Na maioria das vezes, essas aulas são de graça! Muitos não imaginam, mas para conquistar bons resultados, não basta ter força de vontade, foco e raciocínio rápido. No mundo do empreendedorismo, é preciso contar com uma vasta base de conhecimentos técnicos, métodos de produção e, principalmente, saber observar o movimento de diversos segmentos.

Pensando nisso, criamos esse post com um compilado de cursos sobre o assunto, especialmente para quem é iniciante na área. Acompanhe a leitura!

Entenda o que é e como se tornar um empreendedor

Antes de conhecer os principais cursos de empreendedorismo on-line, responda a seguinte pergunta: você realmente sabe o que é um empreendedor? Para começar, segue a explicação: empreendedorismo é, basicamente e como não poderia deixar de ser, empreender. Em outras palavras, isso significa criar algo novo, dentro de um segmento de uma empresa ou do mercado.

Tal criação pode ser um produto, um modelo de negócio ou, até mesmo, um serviço. São inúmeras possibilidades.

Uma das maneiras mais tradicionais e conhecidas de ser um empreendedor é abrindo uma nova empresa que, normalmente, é de pequeno porte. Mas, muito além disso, o empreendedorismo significa colocar uma ideia em prática, lançar algo jamais visto pela população, ou também, levar um novo propósito para um serviço ou produto existente.

Sendo assim, se você deseja se tornar um empreendedor de sucesso, deverá ter as seguintes características:

  • boa imaginação;
  • facilidade para organizar as ideias;
  • foco e determinação;
  • habilidade para lidar e liderar pessoas;
  • amplo conhecimento técnico na área de atuação.

Em nossa sociedade, muitos acreditam, de modo equivocado, que os indivíduos já nascem empreendedores — como se esse talento fosse uma espécie de herança genética.

A verdade é que tais características vão se formando ao longo da vida, conforme nos relacionamos com os nossos amigos, familiares, no trabalho e na escola. Portanto, a única maneira de realmente ser um empreendedor capacitado é buscando conhecimento.

Descubra cursos exclusivos para se aperfeiçoar na área

Como vimos até aqui, para ser um empreendedor bem-sucedido, é preciso ter talento e, acima de tudo, muito conhecimento na área em que pretende atuar. E para colocar em prática os seus melhores projetos e fazer com que eles cresçam e se desenvolvam, é importante aprimorar algumas experiências profissionais, como também absorver novas informações.

Como isso pode ser feito? Simples: com um bom curso na área. Ao investir nessa ideia, você terá mais facilidade para realizar negociações promissoras, fazer o controle de caixa, analisar o mercado e, inclusive, contratar funcionários para a sua empresa. Abaixo, selecionamos 5 cursos de empreendedorismo on-line que valem a pena. Veja!

1. Empreendedorismo como opção de carreira

O Sebrae é uma das grandes referências para quem deseja se aprofundar no tema empreendedorismo. No portal da instituição, é possível encontrar uma série de aulas, e esse é o caso do “Empreendedorismo como opção de Carreira”.

Gratuito, on-line e com uma carga horária de 3 horas, esse curso possibilita que o aluno conheça mais sobre esse segmento e descubra quais são as aptidões requisitadas para ser um grande profissional.

Além disso, o conteúdo oferece dicas para quem deseja planejar uma nova estratégia de negócio ou melhorar o seu desempenho organizacional.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

2. Como desenvolver negócios inovadores

Outro conteúdo exclusivo do Sebrae, é a videoaula “Como desenvolver Negócios Inovadores”. Nesse curso on-line, e também com duração de 3 horas, você terá a oportunidade de descobrir como a inovação pode aumentar as chances de criar e consolidar negócios de sucesso na sua empresa.

Ainda será possível aprender, por meio de um passo a passo bastante didático, como utilizar a modelagem de um negócio através da ferramenta Canvas. Experimente!

3. Curso de empreendedorismo on-line

Você já ouviu falar no Prime Cursos? Especializada em ensino a distância (EAD), a empresa é referência na área desde 2003. No site, há uma variedade de aulas gratuitas, desenvolvidas por profissionais especializados e pra lá de capacitados no assunto.

Inclusive, um dos cursos mais acessados, é o de Empreendedorismo On-line. Ao longo do conteúdo programático, o aluno aprenderá os conceitos básicos por meio de uma metodologia prática e acessível. Entre os tópicos abordados, podemos citar:

  • o que é uma empresa;
  • quais são as etapas de criação de uma empresa;
  • quais são os conhecimentos financeiros são fundamentais para um profissional de sucesso;
  • como criar e desenvolver a sua marca.

O conteúdo possui uma carga horária de 35 horas e pode ser acessado a qualquer momento. A parte boa? Não há pré-requisitos para quem quer participar e, se desejar, você poderá solicitar um certificado ao final dos estudos. 

4. Empreendedorismo e as competências do empreendedor

Desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o curso “O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor” é destinado aos profissionais que já estão planejando abrir um novo negócio ou que desejam aprofundar a visão sobre o assunto.

As aulas são baseadas nas práticas que o empreendedor deve utilizar para desenvolver um bom negócio — tudo isso, com foco na área de tecnologia. Indivíduos com diferentes níveis de experiência também foram convidados para descrever e relatar as suas trajetórias durante o conteúdo programático do curso.

O objetivo é que os alunos estejam aptos e conscientes para visualizar e aplicar as competências no planejamento de seus projetos. O material está disponível em português, possui carga horária de 12 horas e conta com avaliações em cada módulo.

5. Fundamentos do Empreendedorismo: Pensamento e Ação

Que tal investir em uma formação internacional? Por meio do Coursera, é possível acessar conteúdos de várias universidades do exterior — e a Universidade da Califórnia é uma delas. Na plataforma, a instituição disponibilizou o Essentials of Entrepreneurship: Thinking & Action. Ou melhor, “Fundamentos do Empreendedorismo: Pensamento e Ação”.

Nesse curso interativo, os empreendedores em potencial terão o conhecimento necessário para ter êxito em suas carreiras. Os principais tópicos abordados são:

  • como a criatividade e a oportunidade são avaliadas;
  • estratégias de negócios para novos negócios;
  • a importância de ter um plano de negócios;
  • e como alcançar o sucesso em um novo negócio.

As aulas são ministradas on-line, contam com legenda em inglês e espanhol e, ao todo, possuem carga horária de 8 horas.

Independentemente do curso escolhido, tenha em mente que essa é uma excelente maneira de se especializar na área. Vale a pena investir nessa ideia!

E então, gostou das nossas dicas de cursos sobre empreendedorismo on-line? Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, assine já a nossa newsletter e receba as novidades em primeira mão!

Comments

comments