Apostar em maneiras criativas para aumentar a renda familiar é uma excelente estratégia para contornar períodos de crise. Mas não apenas nesses momentos. Diversificar as fontes de renda é uma segurança a mais. Assim, caso uma delas deixe de existir por qualquer motivo, é possível manter o orçamento com tranquilidade por um tempo.

Quer conhecer 5 formas de conseguir uma renda extra? Continua lendo este post e descubra!

1. Invista em aprimoramento profissional

Não é segredo para ninguém que o investimento em instrução e cultura é um passo importante para alcançar melhores rendimentos. Por isso, a dedicação aos estudos deve ser uma constante na vida de todo profissional.

Escolha assuntos relacionados à área em que deseja se desenvolver e mãos à obra! Existem diversos formatos de curso, presenciais e on-line, além de livros e materiais gratuitos disponíveis na internet. Encontre as melhores opções de acordo com o seu perfil e comece agora mesmo!

2. Dê aulas particulares

Se você já domina alguma técnica, assunto ou idioma, que tal passar esse conhecimento para frente? Essa é uma maneira de ganhar dinheiro com baixo investimento. Para começar, basta preparar o material didático para entregar aos alunos e montar uma estrutura para recebê-los. Você também pode optar por ensinar em domicílio ou por meio de videoaulas, trabalhando apenas em seu tempo livre. É uma forma de economizar energia e outros recursos.

3. Trabalhe como freelancer

O mercado abre cada vez mais espaço para profissionais atuarem nas empresas trabalhando como freelancers. Essa modalidade pode trazer benefícios a todas as partes:

  • para a companhia, é uma maneira de reduzir as despesas tributárias geradas por uma nova contratação;
  • para o profissional, uma oportunidade de trabalhar em casa, sem vínculo empregatício e com mais liberdade de horários.

Quem quer se tornar freelancer deve analisar os setores que se adequam às suas habilidades e, então, decidir quais serviços oferecer. Vale verificar também quanto custa em média a hora de trabalho, ou como costuma ser feito esse cálculo. Considere também a necessidade de se tornar uma pessoa jurídica.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

4. Venda produtos e/ou serviços on-line

Você já deve ter tido contato com sites que funcionam como plataformas de venda de produtos. Eles reúnem diversos perfis de pessoas físicas ou pequenos comércios interessados em vender e comprar produtos e até serviços. Há de tudo:

  • artesanato;
  • roupas;
  • acessórios;
  • eletrônicos etc.

Fazer parte dessas comunidades é uma alternativa para começar um negócio sem a necessidade de criar uma loja on-line própria. Existem também alguns sites para venda de produtos usados. Que tal fazer um dinheiro extra com aqueles produtos que você comprou e nunca foram usados?

5. Abra uma franquia

Se você quer uma renda extra e pensa em ter um negócio, a franquia pode ser a opção ideal. Contar com a estrutura e o suporte do franqueador, que já tem uma marca testada e aceita no mercado, são algumas das vantagens desse tipo de investimento.

Ainda assim, é importante escolher uma marca com a qual você se identifique e não apenas basear-se em questões como taxa de franquia e prazo de retorno. Lembre-se que se trata de um investimento a longo prazo, por isso é importante que a franquia escolhida tenha relação com o seu perfil.

Além disso, por mais que seja uma opção mais segura de investimento, para alcançar o sucesso, será preciso tanta dedicação quanto em qualquer outro modelo de negócio.

Essas foram algumas formas de aumentar a renda familiar. Além dessas existem muitas outras. E sabe o que todas elas têm em comum? A possibilidade de poder trabalhar nos horários que você preferir. Que tal? Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo que preparamos sobre as 5 vantagens de ter uma trabalho mais flexível. Até a próxima!

Comments

comments