Vários hábitos do cotidiano das pessoas têm mudado com o passar dos anos. Os carros dão lugar às bicicletas e patinetes, o gasto com eletricidade é substituído pela geração elétrica solar e a preocupação com o bem-estar aumenta a procura por comidas saudáveis. Esses são só alguns exemplos de negócios rentáveis que aumentaram significativamente sua participação no mercado.

O empreendedorismo tem um papel fundamental no que tange à inovação. Os negócios precisam acompanhar essas alterações de costumes que impactam no surgimento de novos segmentos de atuação.

Por isso, neste artigo vamos apresentar algumas opções de negócios com grande chance de rentabilidade. Confira!

Conheça o conceito de negócio rentável e sustentável

Atualmente, existem diversas ideias de negócios. Contudo, é preciso distinguir quais delas apresentam viabilidade econômica e são realmente sustentáveis. Ser rentável e sustentável são dois tópicos extremamente importantes e que jamais devem ser negligenciados no momento da abertura de uma empresa.

Um empreendimento sustentável é aquele que consegue perdurar por muito tempo, acima de uma década pelo menos. Já um negócio rentável representa a propensão a gerar lucro, resultando em um saldo positivo na conta da empresa.

A noção de sustentabilidade também tem outro viés altamente relevante nos dias de hoje, que é a preocupação em preservar o meio ambiente. Empresas sustentáveis são aquelas que buscam as certificações pertinentes. Aqui no Brasil, existem cerca de 30 selos que fazem a comprovação de práticas empresariais sustentáveis, como ISSO 14000, Procel Edifica e o Carbon Trust Standart.

Quando uma instituição busca esse tipo de certificação, ela demonstra que procura por melhorias o tempo todo. A instituição é beneficiada com a redução de gastos com energia, água, papéis e embalagens, por exemplo. Outra vantagem é a diminuição de despesas com possíveis conflitos socioambientais e o aumento do capital humano, já que estão mais propensas a atrair e fidelizar clientes e colaboradores capacitados. Tudo isso aumenta o valor da sua marca no mercado.

Veja quais são os segmentos de negócios rentáveis

Aqui, vamos mostrar para você quais são os nichos de mercado sustentáveis e rentáveis. Veja!

1. Lojas virtuais

O setor de e-commerce é um segmento no qual há muito dinheiro circulando. Ele está em alta e não há nenhuma perspectiva de desaceleração. Existe muita concorrência, com grandes empresas na disputa pelos consumidores. Contudo, se você encontrar uma segmentação de mercado inteligente, consegue se dar bem.

Inclusive, essa é a primeira etapa para abrir uma loja virtual: estabelecer o que você pretende vender. Lembre-se de que é cada vez mais comum encontrar clientes que buscam lojas especializadas. Ou seja, se alguém quer adquirir uma casinha para cachorro, prefere comprar em um pet shop online que em uma loja que venda de tudo.

2. Consultorias de marketing digital

O ambiente digital veio para ficar. Por isso, as ações de marketing online são fundamentais para qualquer negócio obter sucesso. Prestar consultorias nesse setor é um negócio altamente rentável.

Um consultor de marketing digital é um profissional que tem por objetivo orientar marcas e empreendimentos em tudo que envolve as estratégias de divulgação feitas na internet. Ele deve identificar oportunidades e dar suporte ao plano de ações que será colocado em prática, para que os objetivos sejam alcançados.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

3. Alimentação saudável

Esse, sem dúvida, é o melhor momento para quem deseja investir no ramo de alimentação saudável. Isso porque cada vez mais as pessoas focam em melhorar a sua saúde. Para tanto, cuidar do que se come é o primeiro passo.

A procura por produtos sem glúten, sem lactose, orgânicos e in natura está na mira dos consumidores. Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Euromonitor International, entre os anos de 2012 e 2016, o setor de alimentos e bebidas saudáveis cresceu cerca de 12% ao ano, em média. No Brasil, o total de vendas em 2016 atingiu a marca de R$93,6 bilhões.

4. Importação de produtos

Lembra da nossa primeira dica sobre lojas virtuais? Importar produtos pode ser uma ótima ideia para começar seu próprio e-commerce. Ou então, você pode atuar como o elo entre fornecedores e comerciantes.

Uma das grandes vantagens da importação de produtos é que você consegue encontrar uma gama bastante ampla de itens disponíveis em outros países. Vale a pena focar em trazer novidades para cá, esse é um diferencial bem interessante para alavancar as vendas.

Só esteja atento à regulação para importar produtos para dentro do Brasil. Existem várias regras a serem cumpridas, que são estabelecidas pela Receita Federal.

5. Produção de embalagens ecológicas

Devido ao crescimento da preocupação dos consumidores com as questões de preservação do nosso ecossistema, o consumo de embalagens ecológicas tem ganhado destaque. Isso faz com que as empresas sejam estimuladas a usarem sacolas recicláveis, retornáveis ou reutilizáveis.

As matérias-primas mais utilizadas para fabricar essas sacolas são a ráfia, a juta, o algodão cru, o papel Kraft, o tecido de PET e o TNT — Tecido Não Tecido. O principal aqui é certificar-se de usar insumos derivados de recursos naturais renováveis.

6. Aluguel de bicicletas

A locação de bikes já entrou na rotina dos moradores dos grandes centros urbanos. Com a ampliação das ciclovias e por causa do trânsito cada vez pior, as pessoas preferem se locomover com bicicletas. As empresas também passaram a oferecer esse serviço aos seus colaboradores, a fim de agregar qualidade de vida na rotina dos trabalhadores, e isso pode ser aproveitado.

7. Produção de energia solar

Para que o aquecimento global seja controlado, é preciso substituir o uso de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia. Isso vale tanto para as pessoas físicas como jurídicas. Imóveis comerciais e residenciais podem (e devem!) produzir sua própria eletricidade por meio da luz solar. Assim, o meio ambiente e o bolso do consumidor serão beneficiados.

Portanto, abrir uma empresa que trabalha com a venda e instalação de equipamentos de sistemas fotovoltaicos é uma ótima maneira de ganhar dinheiro apostando na sustentabilidade. Investir em uma franquia de energia solar é uma excelente escolha para empreender em um mercado que apresenta ótima lucratividade.

Empresas que são preocupadas com a sustentabilidade podem trazer mudanças muito favoráveis para a sociedade. Ao ter alicerces sólidos em procedimentos éticos e na preocupação com o planeta, os negócios rentáveis e sustentáveis encontram um equilíbrio entre obter lucro e cuidar do ecossistema que possibilita tudo isso.

Quer ler mais conteúdos exclusivos sobre o empreendedorismo? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum post!

Comments

comments