O home office é cada vez mais uma realidade entre empreendedores, empresas e até mesmo franquias. Afinal, trabalhar de casa é muito confortável e pode garantir produtividade e qualidade de vida. Jornada flexível, redução de custos e menos tempo gasto com deslocamento são apenas mais alguns benefícios dessa modalidade de trabalho.

Porém, para ter um bom resultado na atuação em casa, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, sem a organização adequada, você pode postergar as tarefas, perdendo prazos e dinheiro e prejudicando sua carreira e os processos de trabalho. 

Pensando nisso, selecionamos neste texto algumas atitudes essenciais para quem deseja ter sucesso ao trabalhar em casa. São pequenos atos que garantem mais profissionalismo e ajudam a ter resultados eficientes que vão agradar seus clientes. Confira!

1. Defina horários

Este item é o mais básico, mas muitas pessoas que trabalham em home office acabam ignorando. É claro que trabalhar em casa oferece o benefício de ter horários flexíveis, mas é importante que você, pelo menos, defina uma jornada mínima diária. E a cumpra todos os dias, sem exceção.

Isso evita dois cenários igualmente ruins. No primeiro, você acaba postergando as tarefas e não consegue trabalhar, o que prejudica os recebimentos. No segundo, trabalha demais, deixando de dedicar tempo à família e não conseguindo descansar o suficiente para manter uma boa produtividade.

Para quem deseja empreender, por exemplo, o indicado é trabalhar em casa nos mesmos horários que faria se fosse funcionário de uma empresa. Defina o horário de atendimento do seu negócio e se dedique exclusivamente durante este período.

Quando for necessário interromper este fluxo devido a uma necessidade especial — como uma consulta médica, por exemplo — você pode compensar as horas de ausência prolongando a jornada. Mas não se esqueça de impor limites para não exagerar!

2. Tenha um local organizado e adequado

Um dos fatores que fazem as pessoas serem produtivas nas empresas é a organização. Por isso, se você deseja trabalhar em casa, deve ter um local específico para isso, com tudo o que você precisa para cumprir suas funções.

Escolha uma boa mesa, uma cadeira confortável, garanta que a sua internet tenha dados suficientes para cumprir suas necessidades. Não deixe bagunça de papéis ou outros objetos no seu local de trabalho. Um ambiente limpo e organizado vai colaborar para que você consiga focar em suas tarefas.

Se necessário, antes de iniciar a sua jornada, separe um tempo exclusivamente para adequar o ambiente. Organize documentos, invista na limpeza e deixe seu local de trabalho pronto, especialmente se existir a possibilidade de você receber clientes.

Uma boa dica também é ter uma linha telefônica exclusivamente para a sua empresa. Se preferir, pode até ser um celular. Isso evita que você perca ligações de clientes porque outros membros da família estavam fazendo ligações particulares.

3. Não se esqueça da prospecção

Trabalhar em casa não significa que você ficará isolado do mundo — aliás, esse pode ser um péssimo hábito para empreendedores home office. Por isso, determine um dia na semana para sair da toca e fazer prospecção de clientes, conhecer novas pessoas, buscar contatos e fazer networking, e caso você trabalhe diretamente com vendas de produtos, saia todos os dias, pois você quem fará o seu rendimento e o trabalho em casa será para ajudá-lo no planejamento e análise do seu negócio. 

Uma boa forma de fazer isso é utilizar um coworking uma vez por semana. Se a sua empresa precisa economizar e o coworking está fora de cogitação, utilize esse tempo para visitar clientes. O importante é sair de casa para não perder o hábito de buscar novidades e possibilidades de crescimento para seu negócio.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

4. Bloqueie as redes sociais (ou outras distrações)

Trabalhar sem a cobrança de um chefe exige muita disciplina. Enquanto você cria esse hábito, não dá para simplesmente perder dinheiro se deixando levar por distrações. Por isso, a melhor opção é se prevenir.

Utilize aplicativos que bloqueiam as redes sociais temporariamente para evitar que você perca o foco. Se o seu problema são outras distrações, como a televisão ou até mesmo um cochilo, crie alternativas para driblar esses hábitos — como deixar o eletrodoméstico em um cômodo distante ou evitar descansar na cama durante a jornada de trabalho.

Aos poucos, conforme você adquire o hábito de trabalhar em casa, esse tipo de cuidado deixará de ser necessário. No começo, no entanto, é melhor pensar em soluções que evitem perda de tempo.

5. Vista-se adequadamente

O sonho de todo home office é poder trabalhar de pijamas, e é bem provável que você curta esse benefícios alguns dias. Porém, ao se vestir para trabalhar, é possível sentir a produtividade impulsionar.

Além disso, o ritual de se vestir ajuda a dividir a vida pessoal da profissional em casa, e faz o cérebro se habituar melhor ao momento de trabalhar e descansar dentro do lar, sem confundir os dois e prejudicar a rotina de trabalho.

6. Faça pausas regulares

Se você estivesse trabalhando em um escritório, provavelmente faria pausas breves para tomar café, ir ao banheiro e beber água. Na sua casa essas pausas também são bem-vindas, desde que tenham uma duração adequada.

Procure fazer intervalos breves sempre que sentir necessidade. De preferência, saia da frente do computador — olhar para o horizonte, iluminado pela luz solar, algumas vezes ao dia, vai deixar seus olhos menos cansados no final da jornada de trabalho.

7. Converse com a família

O home office é uma função mais simples para solteiros. Quando há família em casa, é preciso um diálogo para evitar problemas.

Por exemplo, peça para seus filhos não entrarem no seu escritório quando você estiver trabalhando. Caso você tenha que ficar de olho neles, peça para que eles só interrompam sua rotina quando necessário, para garantir o máximo de produtividade possível.

8. Tenha em mente os imprevistos

Não se torne o tipo de pessoa que deixa os prazos para a última hora. Quando você trabalha em casa, precisa contar o tempo todo com imprevistos, como uma internet que sai do ar ou queda de energia.

Por isso, programe-se para iniciar as tarefas o quanto antes, e nunca deixe as tarefas para a última hora. Só quem já teve que correr para encontrar um café aberto e conseguir trabalhar sabe como esse deslocamento prejudica o trabalho home office.

Depois de ler todas essas dicas e colocá-las em prática, você estará pronto para iniciar uma nova etapa em sua vida. Trabalhar de casa tem muitos benefícios, sem dúvida, e sendo seu próprio chefe você será responsável por todo o seu crescimento. Basta buscá-lo para ter a vida que sempre sonhou!

Gostou do texto? Quer receber mais dicas preciosas para quem deseja trabalhar de casa e ter seu próprio negócio? Assine nossa newsletter e aproveite conteúdos valiosos!

Comments

comments