O verão pode estar chegando ao fim, mas os gastos com as contas de luz ainda vão continuar tirando o sono de qualquer contribuinte. Em tempos de crise a palavra “economia” é muito atraente para o consumidor, por isso é preciso investir em maneiras de poupar energia elétrica. Dentre as inúmeras formas de reduzir os gastos, uma dica infalível é: aproveitar ao máximo a luz natural em casa.

Por conta disso, neste artigo, listamos 4 dicas de como aproveitar a luz solar dentro de casa e quais as vantagens de deixar o astro iluminar o ambiente. Se quiser saber mais sobre o assunto, continue a leitura!

1. Evite obstruir a entrada do sol

Não deixe as janelas, portas e vitrais tampados com móveis, cortinas, persianas ou roupeiros, pois isso vai impedir a entrada da luz natural em casa. Verifique também se o sol não está sendo impedido de refletir no imóvel, por árvores e arbustos que não estejam devidamente aparados.

2. Adicione espelhos

Os espelhos são uma ótima estratégia para melhorar a iluminação do ambiente. Caso eles sejam colocados da maneira certa — na frente de uma janela, por exemplo —, a luz natural vai refletir neles, o que proporcionará uma sensação de conforto e amplitude. Sem contar que os espelhos são peças de muito bom gosto na decoração de um imóvel.

3. Escolha cores claras para o ambiente

As cores mais claras, brilhantes e neutras são a melhor alternativa para quem deseja aproveitar ao máximo a luz natural em casa. As paredes pintadas de branco, por exemplo, refletem mais os raios solares do que outras cores, proporcionando a sensação de espaço mais claro e amplo. Já as cores mais escuras absorvem a irradiação, deixando o ambiente mais quente e com a impressão de que ele é menor.

4. Limpe os vidros por onde a luz entra

A irradiação pode entrar por janelas, vidraças, prateleiras de luz e portas de vidro, por isso eles devem estar devidamente limpos. Poeira e sujeira em geral atrapalham a entrada de luz natural em casa. Por conta disso, limpe os vidros sempre que possível, assim o ambiente fica mais iluminado e, consequentemente, mais agradável.

Vantagens que a luz natural traz para dentro de casa

Agora que você já viu quais as melhores maneiras de como fazer com que o sol entre no ambiente e ilumine sua casa, veja as vantagens que essa ação traz para o seu dia a dia!

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Efeito estético agradável

No aspecto ligado à construção e arquitetura, o imóvel que aproveita a luz natural no ambiente terá seu espaço realçado e proporcionará uma sensação de conforto aos moradores. Isso é muito agradável, já que um cômodo iluminado traz muito mais satisfação se comparado a um escuro.

Qualidade de vida

A falta de luz natural em casa afeta diretamente a saúde dos moradores. Isso acontece pois o cérebro associa a luz do sol ao início das atividades vitais do organismo. Quando o ser humano não recebe um banho de sol, a tendência é que ele fique de mau humor e que seu nível de estresse aumente. Em casos mais graves, as pessoas podem ter crises de ansiedade e até mesmo depressão.

Além de colaborar para o bem-estar emocional, a irradiação ajuda a reduzir a pressão arterial e estimula a produção de vitamina D — nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos.

Economia

Os gastos com as contas de luz serão reduzidos, pois não será preciso acender todas as lâmpadas. Assim, será possível aproveitar a luz natural em casa durante o dia. Além disso, se houver irradiação no imóvel, os moradores não vão ficar doentes pela falta de banho de sol, ou seja, você não vai precisar gastar dinheiro com consultas e remédios.

Analise nossas dicas e informações sobre como aproveitar ao máximo a luz natural em casa e comece a colocá-las em prática. Dessa forma, será garantido uma série de benefícios para você e sua família.

Gostou do post e quer saber mais sobre como reduzir os gastos? Leia o próximo artigo e saiba quais são os aparelhos domésticos que mais consomem energia.

Comments

comments