Ter uma reserva financeira com certeza proporciona um final de ano ainda mais proveitoso. Afinal, com esses recursos você pode, por exemplo, fazer aquela viagem que tanto deseja.

Outra vantagem de juntar dinheiro é estar preparado para possíveis imprevistos que, mesmo que a gente não queira, acontecem de uma hora para outra.

Por isso, listamos neste post algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas na sua vida. Acompanhe até o fim e veja como fazer uma reserva financeira!

Reveja suas despesas fixas

O final de ano é uma época de olhar para trás e analisar tudo o que aconteceu. Nossa dica é que você aproveite essa reflexão para rever também as suas despesas fixas. Será que realmente vale a pena pagar pelo pacote de TV a cabo que você tem?

E o seu plano de celular, será que não dá para economizar e mudar para uma opção mais barata, ou até mesmo controlar os gastos com um pré-pago? Talvez você também consiga ter mais cuidado com luzes acesas sem necessidade, economizando na conta de energia elétrica.

Outra forma de reduzir os valores dos seus gastos fixos é ficar atento ao consumo de água, evitando o desperdício.

Estabeleça metas e sonhos

Estabelecer metas e sonhos é fundamental. Eles servem como motivação para que você alcance seus objetivos financeiros. Se você não tiver um sonho, não terá razões para economizar e investir em uma reserva financeira.

Defina quais são as suas vontades para o curto, médio e longo prazo e mantenha o foco nesses projetos de vida. Não importa quais são os seus desejos. Você pode querer trocar seu carro, fazer uma viagem, reformar a casa, pagar os estudos do seu filho, poupar para ter uma aposentadoria tranquila.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Seja o que for, siga em frente com determinação para guardar dinheiro e atingir seus objetivos. Apenas não se esqueça de calcular o quanto você precisa para realizá-los.

Planeje o quanto poupar (e cumpra!)

Sejam quais forem os seus sonhos, é preciso ter planejamento para alcançá-los. Esse tipo de plano funciona um raio-x das suas finanças, uma vez que mostra, de forma clara e direta, em que é possível economizar. Dessa forma, você consegue elaborar um um cronograma financeiro exato e ideal.

Procure listar todas as suas despesas. Pense nos seus gastos com transporte, moradia, alimentação, lazer, entre outros. Não são apenas as grandes despesas que devem constar no seu planejamento, combinado?

Os pequenos gastos fazem toda diferença quando somados. Portanto, não os desconsidere, O principal objetivo do planejamento financeiro é ter um diagnóstico real das suas contas, de modo a analisar se você gasta mais ou menos do que ganha.

Invista dinheiro em uma reserva financeira

Depois de fazer o seu planejamento, está na hora de pensar em como guardar sua reserva financeira de maneira inteligente.

Nossa dica é que você pesquise as opções de investimento disponíveis no mercado que estejam de acordo com o seu perfil de investidor. Assim, você faz o seu dinheiro render e não cai na tentação de gastá-lo sem necessidade.

Neste post, apresentamos 4 dicas simples e eficientes para que você crie uma reserva financeira para o final do ano. Estabeleça seus sonhos, planeje, reduza custos e alcance seus objetivos!

Gostou deste texto? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do tema!

Comments

comments