A manutenção de um sistema de energia fotovoltaica é bastante simples. O mais importante é realizar a limpeza periódica das placas solares. A frequência com que isso deve ser feito depende das características climáticas do local de instalação. No entanto, você sabe como limpar painel solar?

Cabe ressaltar que placas fotovoltaicas quando sujas perdem uma parte da sua eficiência na geração de energia solar. Portanto, se você quer utilizar o máximo de potencial do seu sistema fotovoltaico, fique atento à limpeza dele.

Neste post, vamos contar as etapas para realizar essa tarefa do jeito certo e com segurança. Confira!

Conheça 5 passos para limpar painel solar

Painéis solares que são instalados em telhados ou locais com alto índice pluviométrico acabam sendo limpos com a própria água da chuva, que é capaz de remover grande parte da sujeira acumulada.

Porém, é preciso considerar os meses em que não chove ou que chove muito pouco. Para não reduzir a eficiência da produção energética do seu sistema fotovoltaico, a limpeza das placas se faz extremamente necessária.

Isso porque as sujidades, poeira, resíduos provenientes de pássaros, entre outros fatores impactam diretamente no aproveitamento do processo de transformação da luz solar em eletricidade por meio dos módulos fotovoltaicos.

Especialistas indicam que essa limpeza deve ser feita sempre que notar um acúmulo de sujeita. A frequência pode variar de acordo com cada região, o ideal é verificar todo mês se há necessidade de manutenção.

Vejamos agora as 5 etapas para limpar painel solar.

1. Desligue o sistema antes de iniciar

Antes de mais nada, pense sempre na sua segurança durante o procedimento. Para tanto, o primeiro passo é desligar todos os aparelhos que fazem parte do funcionamento do sistema fotovoltaico antes de iniciar a manutenção.

Então, pegue o manual que o fornecedor responsável pela instalação dos equipamentos deixou depois de finalizado o serviço. Lá, você encontrará as diretrizes de como realizar o desligamento corretamente. Fique tranquilo, pois isso é algo bem simples de ser feito.

2. Utilize os produtos adequados

Durante a limpeza do painel solar, é fundamental que sejam utilizados os produtos adequados para que as placas não sejam danificadas. Para tanto, caso a sujeira seja leve, indicamos apenas água corrente de cima para baixo, no sentido da inclinação dos módulos.

Caso existam sujeiras que só água não remova, você pode usar alguma escova com cerdas macias, uma esponja ou um pano com tecido de toque suave. Esse é um cuidado imprescindível para que não ocorram riscos na superfície dos painéis solares.

Afinal de contas, de nada adianta limpar o equipamento para não perder eficiência e arranhá-lo, pois haverá diminuição da potência da mesma forma.

Com a esponja, escova ou pano em mãos, faça pequenos movimentos circulares para remover as sujeiras.

Ainda assim, caso você tenha alguma dúvida quanto aos produtos que podem ser usados na limpeza dos módulos solares, recomendamos que entre em contato com o seu fornecedor. Do contrário, use somente água e mais nada.

Depois de enxaguar as placas fotovoltaicas, aconselhamos você a secá-las com um pano macio. Essa ação evita que ocorra o acúmulo de cálcio com a evaporação da água.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

3. Certifique-se de utilizar EPIs

Como já dissemos, o mais importante do processo de limpar painel solar é cuidar da sua segurança. Logo, indicamos o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que variam de acordo com as características do local de instalação do sistema.

A maior parte das placas fotovoltaicas são instaladas em cima do telhado dos imóveis. Não é prudente subir ali por conta própria para realizar a limpeza.

Só tenha muito cuidado para não colocar muita pressão ao esfregar os módulos fotovoltaicos e para não bater neles com a vassoura, ainda que seja macia.

Ainda assim, se não der certo o alcance do local de instalação, não recomendamos subir no telhado sem EPIs. Nesse caso, vale a pena prezar pela sua segurança e contratar os profissionais treinados e devidamente equipados para o serviço. Inclusive, o próprio fornecedor que instalou seu sistema pode ser contratado para essa tarefa.

4. Evite ações que podem danificar o painel

Já orientamos você em relação aos produtos que podem ou não serem utilizados na limpeza dos painéis solares. Fique longe de tudo o que for abrasivo, porque os módulos fotovoltaicos têm um revestimento que é sensível a arranhões.

Ao causar esse tipo de dano, você diminuirá a eficiência do painel e, ainda por cima, abrirá espaço para mais acúmulo de sujeira e poeira.

Também não é recomendado limpar os locais que tenham rachaduras, para não correr o risco de danificar o painel. Outro cuidado essencial é evitar a limpeza nos horários com temperaturas mais altas, porque a diferença de temperatura da água fria pode causar dano ao aparelho.

5. Escolha a melhor hora para a limpeza do painel solar

O melhor horário para limpar painel solar é pela manhã ou no final do dia, para locais com clima muito quente. Outro bom momento para a limpeza é em dias nublados.

Durante o amanhecer, você terá a vantagem de contar com o orvalho acumulado a noite, que age amolecendo as sujeiras, o que facilita todo o processo de limpeza. Dessa forma, haverá menor uso de água e energia para realizar o trabalho.

O melhor a fazer para garantir uma durabilidade maior do seus painéis solares é ser cuidadoso em relação à manutenção desses equipamentos. A frequência com a qual eles devem ser limpos depende da necessidade de cada região, da quantidade de poluição, do volume de chuva, entre outros fatores.

Outro ponto de atenção para garantir que suas placas solares funcionem com o máximo da capacidade de eficiência possível é, antes que elas sejam efetivamente instaladas, realizar um estudo de viabilidade técnica.

Isso é feito pelos profissionais da empresa que é responsável pelo seu projeto. Nesse momento, deve-se avaliar o efeito sombra nos painéis.

Para tanto, é preciso considerar a inclinação e orientação do local, a distância que separa um módulo do outro e a sujeira que pode vir a ser depositada nas peças.

A melhor forma de preservar a durabilidade do painel solar, no final das contas, é certificar-se de sua fabricação adequada. Lembre-se de pesquisar o fornecedor, para conhecer sua reputação.

E você, já precisou limpar painel solar? Conte aqui nos comentários como foi feita essa limpeza!

Comments

comments