A energia solar é uma ótima forma de economizar com energia elétrica e está cada vez mais popular. Sustentável, pode ser usada por empresas e promover uma economia significativa a longo prazo. Além disso, existem várias formas de como uma moradia pode usar energia solar.

Neste post, descubra como funciona a energia solar e por que vale a pena. Saiba também 4 formas de como a sua casa pode aproveitar esse recurso para usufruir de energia sustentável. Boa leitura!

Energia solar: como funciona e por que vale a pena?  

De forma geral, o processo para aproveitar a energia solar é bem simples. Mediante a instalação de um sistema, como o de energia solar fotovoltaica, produz-se energia a partir da captação da luz do sol.

Sendo completamente autônomo e contando com baterias de armazenamento — off grid —, é possível utilizar o sistema nas mais diversas formas. Porém, caso a energia se esgote, você pode ficar sem o abastecimento.

Já se o seu sistema estiver ligado à distribuidora de energia elétrica — a configuração on grid, que é mais comum —, a concessionária pode abater a produção da sua residência na conta de energia elétrica, por meio de um sistema de créditos. Nesse caso, a vantagem é que, além da economia gerada, você não ficará sem energia em nenhum momento.

Independentemente do sistema que você escolher, ou mesmo podendo optar por um modelo híbrido com baterias e on grid, são muitas as vantagens de contar com a energia solar em casa:

  • a produção é limpa;
  • você pode economizar até 95% em sua conta de luz; 
  • o sistema fotovoltaico tem um ótimo custo-benefício, podendo durar cerca de 25 anos;
  • a energia solar pode ser usada de diversas maneiras.

Como uma moradia pode usar energia solar de 4 maneiras?  

As formas de como uma moradia pode usar energia solar são diversas. Veja algumas que separamos para você, a seguir! 

1. Aquecimento da piscina

Para o aquecimento da piscina, é possível instalar módulos fotovoltaicos que, ligados a um sistema com bombas e filtros, podem levar a uma economia de até 65% no aquecimento da água. Além disso, você pode contar com uma manta térmica para manter o calor à noite.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

2. Recarga e uso de aparelhos eletrônicos 

Quando se trata dos aparelhos domésticos, você pode perfeitamente contar com a energia do seu sistema solar. Nesse caso, sua aplicação vai desde a recarga de celulares e notebooks até a alimentação do ar-condicionado e dos aparelhos da cozinha.

3. Luz para o jardim

Quem gosta de iluminação noturna no jardim também pode contar com a luz solar. Nesse caso, tanto o uso de lâmpadas que armazenam energia solar quanto a energia gerada pelos painéis podem ser usados.

4. Eletrificação de cercas

Outro aspecto importante de como uma moradia pode usar energia solar é aplicando-a na segurança. Ou seja, ela pode ser a fonte de energia para sistemas de cerca elétrica, ajudando a economizar ainda mais na conta de luz.

O que considerar para escolher seu sistema de energia solar? 

Agora que você sabe como uma moradia pode usar energia solar, é preciso saber como escolher seu sistema de energia. Para isso, é importante seguir algumas dicas:

  • averígue a procedência e qualidade dos equipamentos;
  • verifique seu espaço e os requisitos para a instalação do sistema;
  • certifique-se de ter uma instalação de qualidade;
  • procure uma empresa que seja profissional.

Neste último aspecto, você pode contar com a Solarprime. Especialista na fabricação e instalação de painéis solares, estamos presentes em todas as regiões do Brasil, atuando em residências, indústrias, empresas e propriedades rurais. 

Trabalhando com um projeto personalizado para a sua necessidade, nosso maior objetivo é mostrar como uma moradia pode usar energia solar para alcançar sustentabilidade e economia a longo prazo.

Quer saber como podemos criar o seu projeto ideal de energia solar? Fale conosco

Comments

comments