A energia renovável é qualquer fonte de energia que provém dos recursos naturais capazes de se manter disponíveis por longos períodos e de se regenerar constantemente. A adoção dessas energias inesgotáveis e renováveis é cada vez mais importante para a preservação do meio ambiente, já que diminui as alterações climáticas causadas pela poluição do ar.

No entanto, será que o uso das fontes de energia renovável é capaz de superar o da energia fóssil? Neste post, vamos mostrar quais são os tipos de energia renovável e qual é o seu futuro no Brasil e no mundo. Entenda!

Quais são as fontes de energia renovável?

O uso das fontes de energia renováveis tem um papel fundamental na diminuição do efeito estufa e do aquecimento global, preservando todo o ecossistema e garantindo os insumos necessários para a sobrevivência das futuras gerações. Elas estão presentes em abundância na natureza e se renovam a todo momento. Existem alguns tipos de energia renovável:

  • eólica: produz energia por meio da força dos ventos, gerando poucos resíduos e oferecendo um baixo impacto ambiental;
  • solar: painéis solares captam a luz do sol e convertem em energia. Assim, proporcionam uma economia significativa nas contas de luz e baixo impacto ambiental;
  • hídrica: as usinas hidrelétricas utilizam a força da água para gerar energia. Essa é a tecnologia mais usada no Brasil e representa cerca de 70% da eletricidade fornecida no país;
  • biomassa: a eletricidade é produzida por meio da queima de materiais não fósseis, como madeira, bagaço de cana e álcool. Por meio do aproveitamento de resíduos agrícolas que seriam descartados, são produzidos os biocombustíveis, como biogás e biodiesel;
  • geotérmica: o calor interno da Terra favorece a geração de eletricidade, porém, esse método pode emitir poluentes, causando um impacto negativo no meio ambiente;
  • oceânicas: essa energia é obtida a partir do movimento das marés, do movimento das ondas ou da temperatura entre os níveis da água do mar.

A energia renovável pode superar o uso de energia fóssil até 2040?

Existe uma boa e promissora expectativa do crescimento do uso das energias renováveis nas próximas décadas. Uma pesquisa global realizada pela PwC, em junho deste ano, aponta a tendência de aumento no uso de fontes renováveis para a geração de energia elétrica até 2050. A previsão é de que, até esse período, a energia renovável substitua as fósseis, zerando a emissão de gás carbono na atmosfera.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Das fontes renováveis, a energia solar é a que mais deve crescer ao longo dos próximos anos. Em 2020, por exemplo, esse é o único setor com estimativa de crescimento, como mostra o relatório da Agência Internacional de Energia (IEA). Esse tipo de geração, juntamente à eólica, deve apresentar um crescimento de 5% só em 2020.

Franquias de energia solar

Em 2019, o setor de energia fotovoltaica cresceu mais de 210%. Em 2020, a expectativa é de que o Brasil alcance cerca de 174 mil sistemas de energia solar conectados à rede (on-grid). Já, até 2024, estima-se que serão mais de 880 mil. Com esse mercado em expansão, com a instabilidade do setor energético e com a busca por atitudes mais sustentáveis, investir em franquias de energia solar se tornou um empreendimento seguro e lucrativo.

Portanto, a utilização de energia renovável reduz a concentração de gases poluentes na atmosfera, ajudando a controlar o efeito estufa e a preservar o meio ambiente. Devido à alta procura por meios sustentáveis de gerar eletricidade, a tendência é o crescimento do uso dessas fontes, superando os meios tradicionais e nocivos de produção e de distribuição de energia elétrica.

Gostou do post? Siga a Solarprime no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mercado de energia solar!

Comments

comments