Não é novidade que as clínicas e consultórios apresentam grande consumo energético, resultando em contas de luz altas. Por isso, uma tendência que tem tomado forma no mercado é o uso da energia solar como forma de redução de custos e engajamento ambiental. 

Mas, quais são os benefícios do uso da energia solar para esses ambientes e porque elas devem ser adotadas? Para que você entenda um pouco mais sobre o tema, preparamos este artigo. Confira!

Vantagens de se adotar energia solar em clínicas

O uso da energia limpa só traz melhorias, tanto em questão econômica como socioambiental. Outro ponto é o fato de que as clínicas, geralmente, apresentarem grandes áreas externas e alto consumo elétrico — o que é excelente para o investimento nos painéis fotovoltaicos.

A seguir, falaremos mais a fundo sobre as principais vantagens que a energia solar apresenta a tais ambientes.

Redução de custos

Como muitas clínicas precisam manter em tempo integral a iluminação ambiente, os diversos equipamentos, os elevadores funcionando, a climatização para os pacientes, entre outras, o valor gasto nas contas de luz é um ponto importante de se repensar.

Adotando a energia solar como principal fonte elétrica, os custos podem chegar a uma redução de até 90% do valor total após o período de retorno do investimento inicial na instalação das placas solares. 

Para mais, com esse valor resgatado das contas de luz, é possível realizar investimentos em outros setores, como pesquisa e atualização de equipamentos. Repensar os gastos é o primeiro passo para a evolução da clínica.

Instalação simplificada

Um ponto importante é o horário de funcionamento das clínicas. É comum imaginar que para realizar a troca do sistema de energia de um ambiente seja exigido muito tempo e espaço. Entretanto, com a instalação dos painéis fotovoltaicos não é bem assim.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

A implantação de energia solar é rápida e fácil. As placas já vem preparadas e, geralmente, são instaladas em estruturas que já existem no imóvel, com pouquíssimas alterações. Além do mais, seu funcionamento é rápido e sem emissão de sons ou odores.

Manutenção mais barata

Em ambientes como clínicas, é normal que a gestão se preocupe com diversas situações. Por isso, ter que adicionar a manutenção de um sistema energético à lista não seria vantajoso. Nesse caso, a energia solar se mostra mais uma vez perfeita para a situação. 

Sua manutenção é simples e de baixo custo. Tudo o que é necessário são pequenas observações para checar se a geração energética está de acordo e limpeza das placas periodicamente (que são realizadas por profissionais da área).

Estímulo fiscal

Além dos benefícios mencionados, é possível citar mais um: o estímulo fiscal. Em 2015, foi aprovada uma lei federal dizendo que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) precisa fornecer descontos, a partir de 50%, nas taxas cobradas para locais que apresentem uso energético alternativo ao sistema hidrelétrico.

Já o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) apresenta variações no preço de taxas para redes hospitalares que fazem o uso de energias alternativas, como a solar, e repensam a eficiência energética do imóvel. Vale a pena conferir!

Como visto, existem diversas vantagens em adotar a energia solar em clínicas, tanto para benefícios financeiros quanto ambientais. Contudo, vale a pena salientar um benefício extra; a clínica passa a ser valorizada na sua comunidade por sua consciência ambiental.

Gostou de saber mais sobre os motivos para adotar a energia solar? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar mais dicas como essas! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Comments

comments