A energia solar pode mudar a matriz energética de um país, tornando-a muito mais limpa. Por meio da micro e mini geração, cada construção em solo brasileiro agora é capaz de gerar sua própria energia. É dessa forma que as grandes empresas entraram de vez nesse mercado, pois assim fazem com que suas marcas sejam associadas à sustentabilidade.

Neste artigo, você conhecerá o cenário no qual a geração fotovoltaica se encontra hoje e saberá quais empresas decidiram implementar esse tipo de geração na energia que consomem. Confira!

Qual é o panorama atual da energia solar no Brasil?

Ultimamente, essa fonte de energia renovável vem ganhando bastante espaço junto a consumidores residenciais e em empresas de todos os portes. O apelo a uma matriz energética mais limpa faz com que cada vez mais as organizações busquem essa incrível solução.

Companhias que adotam a energia solar mostram para a comunidade toda sua preocupação com o meio ambiente. As vantagens também se estendem para muito além da sustentabilidade, pois gerar a própria energia por meio do sol traz enormes ganhos financeiros para os empreendimentos.

Quais são os grandes empreendimentos de energia fotovoltaica?

Acompanhe, a seguir, exemplos de empresas brasileiras que optaram por gerar sua energia tendo o sol como fonte primária.

Natura

Esta empresa de cosméticos tem um projeto junto à comunidade chamada Solcial. Seu objetivo é instalar painéis fotovoltaicos nos prédios de instituições filantrópicas da cidade de Belo Horizonte. Com isso, as entidades beneficiárias podem utilizar o valor antes gasto com energia elétrica para ajudar ainda mais pessoas com suas atividades.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Petrobrás

A companhia de exploração de petróleo construiu uma usina fotovoltaica para atender seu próprio consumo de energia elétrica (parte dele, claro). Ela fica localizada no estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Alto Rodrigues, e tem capacidade de geração de quase 2 MWh por ano. Isso é suficiente para atender o consumo de 2 mil residências, aproximadamente.

Rede Pague Menos

O grupo de farmácias decidiu investir em energia solar e, então, construiu um complexo gerador na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Seu parque gerador tem capacidade para abastecer o equivalente ao consumo de 150 residências, evitando a emissão de cerca de 230 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera.

Mercado Livre

A gigante do comércio on-line surpreendeu o mercado ao construir a maior estrutura de geração de energia fotovoltaica sobreposta em telhados. São nada menos que 2 mil painéis de energia solar, somando uma área de mais de 4,7 mil m2. Tudo isso proporciona uma geração de 700 MWh todos os anos.

A geração elétrica por meio da energia solar cresce a cada ano que passa. A tendência é que tenhamos uma matriz energética continuamente limpa, pois o Brasil já detém esse título. No entanto, além dos benefícios ligados à sustentabilidade, existe o fator econômico, que é excepcional na geração fotovoltaica. A Solarprime pode ajudar você na concretização desse sonho, fazendo com que seu imóvel gere a própria energia.

Gostou de conhecer as grandes empresas com energia solar? Então entre em contato e conheça as formas que podemos ajudar você!

Comments

comments