Ao pensar em adquirir uma franquia, todos temos a expectativa de que nosso negócio prospere e tenhamos um bom relacionamento entre franqueador e franqueado, não é mesmo? Principalmente quando estamos falando sobre rede de franquias, a harmonia entre ambas as partes é fundamental para o sucesso do empreendimento.

Isso porque nessa ocasião há mais que um combinado, há uma parceria que precisa de muito comprometimento e dedicação dos dois lados para que tudo saia conforme o esperado. O suporte do franqueador é de suma importância para que o franqueado faça um bom trabalho no estabelecimento. Este, por sua vez, precisa investir para que a rede se expanda. 

Pensando nisso, decidimos mostrar o quão importante é a comunicação entre essas pessoas e como é possível melhorar sua franquia independentemente de qual lado você se encontre. Confira! 

A importância de construir uma relação de confiança 

Analisar quais são as pretensões profissionais do empreendedor quando estiver gerindo uma franquia é o primeiro passo a ser dado. Esse questionamento é decisivo no processo de selecionar as melhores propostas dos franqueados. Dessa forma, fica nítido o perfil da pessoa e suas reais intenções.

Portanto, é bom que haja total transparência e sinceridade de ambas as partes para que elas tenham um futuro sem preocupações. Assim, evita-se fechar contratos que não darão bons frutos.

Todo esse aparato tem que ser feito de modo objetivo, tentando transmitir o que cada um pretende com o negócio e mostrando de maneira clara o que será proporcionado no conjunto da obra.

Pode-se perceber que as metas somente serão alcançadas caso exista um trabalho em equipe. Afinal, não tem nenhum valor um franqueado que não queira ajudar a expandir a franquia, assim como de nada adianta investir em algo que não dará retorno financeiro.

Os problemas que devem ser evitados 

Abaixo, veja os problemas que devem ser evitados na relação entre franqueador e franqueado.

Falta de treinamento

A maioria dos desentendimentos entre franqueador e franqueado acontecem logo no começo do relacionamento interpessoal. Por essa razão, os treinamentos que a empresa oferece são essenciais para o aprimoramento das partes, transmitindo e especificando as formas de trabalho da companhia. Isso guiará e capacitará o gestor de cada unidade da franquia.

O controle de qualidade é definido a partir desse procedimento importante, pois a gerência do estabelecimento é feita por conta própria, mas tudo é seguido de acordo com um padrão universal.

Para que tenhamos o melhor aproveitamento da situação, o franqueador deve ser visto como um mentor, devendo ter uma certa disponibilidade para esclarecer dúvidas frequentes e servir de referência para o novo franqueado. 

Má comunicação 

Ter apenas a confiabilidade e ser próximo no tratamento profissional entre as partes não é o suficiente. O modo como a comunicação é feita é fundamental para produzir resultados satisfatórios e eficazes.

O que pode causar complicações são os canais de contato sem organização e demasiadamente lentos. Isso pode influenciar tanto a padronização do sistema como o funcionamento e o gerenciamento das franquias. O maior problema disso é que sempre o cliente fica prejudicado.

Por isso, os canais de comunicação entre as partes do negócio devem ser acessíveis, ágeis, centralizados e completos, alcançando os pleitos de todos os envolvidos.

Descaso 

O maior dos problemas, entretanto, é o descaso nos relacionamentos da rede de franquias. Ele pode acontecer do lado do franqueador, que não tem o cuidado necessário com as unidades, ou do lado do franqueado, que não almeja o sucesso da rede de modo geral.

Para evitar essa questão danosa, devem ser feitas reuniões periódicas entre as partes, trazendo informações e traçando metas universais e específicas para a rede.

Como vimos, a boa convivência entre franqueador e franqueado pode mudar os rumos de um negócio. Portanto, procure buscar um relacionamento transparente, com foco no sucesso do empreendimento. Assim, tudo dará certo!

Agora que você já sabe tudo sobre esse assunto, aprenda mais sobre como abrir uma franquia e entenda como isso pode transformar sua vida!

Comments

comments

e-book gratuitoPowered by Rock Convert