Quem precisa fechar o orçamento doméstico sabe como a conta de energia elétrica pode pesar. Por isso, o esforço para economizar é grande, embora isso nem sempre seja fácil, já que há aparelhos que gastam muito.

No entanto, existe uma alternativa cujo insumo básico está disponível de forma ilimitada: o Sol. Aproveitar essa fonte energética tão preciosa pode representar um bom desconto na fatura mensal. Mas você sabe como funciona a economia com energia solar?

Se ainda não sabe, preparamos este texto mostrando como a energia solar, além de ser benéfica ao meio ambiente, pode contribuir com o seu bolso! Boa leitura!

Quais os benefícios da energia solar para o meio ambiente?

Cada vez mais, a procura por formas limpas e eficientes de produzir energia torna-se uma necessidade. E com a energia solar isso é possível: ela é capaz de suprir a demanda energética com baixo impacto ambiental.

Ela é renovável, não polui (como o petróleo e o carvão) e não demanda o alagamento de extensas áreas (como a energia hidrelétrica). Além disso, está disponível em quantidade praticamente infinita, ainda mais em um país como o Brasil, onde a incidência de raios solares é satisfatória praticamente em qualquer local e época do ano. 

Como a economia com energia solar funciona?

O meio ambiente não é único beneficiado com a adoção da energia solar. O seu bolso tem muito a ganhar com ela também.

Embora muitos apontem os custos de instalação como um empecilho para implementação de um sistema de captação de energia solar, isso não é verdade. Os preços dos equipamentos estão diminuindo graças ao avanço da tecnologia e o incentivo por parte de muitos governos. Com isso, a relação custo-benefício é um aspecto favorável e que deve ser considerado.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Em outras palavras, isso significa que em pouco tempo, a economia com a conta de luz cobre o que foi gasto com a instalação. Detalhamos, abaixo, outros motivos para demonstrar como a energia solar pode contribuir com a economia na conta de luz.

Redução significativa na conta

O desconto exato proporcionado vai variar de acordo com o perfil do usuário e as condições do clima. No entanto, estimativas apontam índices de redução de até 95% ou mais ao mês. Imagine o que você poder fazer com esse dinheiro economizado mensalmente!

Geração de créditos com a produção excedente

Em alguns locais, caso haja excedentes na produção doméstica, é possível injetar essa energia na rede elétrica pública. Essa é mais uma possibilidade para reduzir o valor da conta mensal.

Se ao passar por um medidor bidirecional (que calcula toda energia que entra e sai da residência), essa quantia produzida for maior que a energia consumida, são gerados créditos, que podem ser utilizados em um outro imóvel, seja residencial ou comercial. Por exemplo, um médico que instala o sistema solar em sua casa pode utilizar os créditos excedentes em seu consultório (desde que esteja no mesmo CPF ou CNPJ).

Praticamente não há custos com manutenção

O sistema de captação com energia solar é econômico inclusive na hora da manutenção, já que praticamente não há gastos com isso. A única precaução recomendada é a limpeza dos painéis, que deve ser feita, em média, a cada 6 meses.

Como você leu, além de ser a melhor opção para o meio ambiente, a economia com energia solar é uma ótima alternativa para reduzir consideravelmente sua conta de luz. Dessa forma, o dinheiro poupado pode ser direcionado para outros fins, tanto profissionais quanto pessoais.

Quer receber mais dicas no seu e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter!

Comments

comments