O balanço realizado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), que consolidou os números do mercado de franquia de produtos e serviços em 2018, apontou que o desempenho do setor apresentou um crescimento nominal de 7,1%, quando comparado ao ano anterior. O faturamento do franchising no Brasil deu um salto de R$163,319 bilhões para R$174,843 bilhões nesse período.

Outra boa notícia é que as franquias empregaram mais gente no ano de 2018. A alta foi de 8,8% na quantidade de novos postos de trabalho abertos em relação a 2017, totalizando cerca de 1,3 milhões de profissionais que atuam na área. O relatório da ABF também afirma que 7.750 novas franquias foram abertas em 2018, mais do que o dobro do registrado entre 2016 e 2017.

Como podemos constatar, o ramo de franchising é altamente promissor em nosso país. Se você está pensando em ser o próximo empreendedor do setor, leia este post para conhecer os prós e contras das franquias de produtos e serviços. Vamos lá!

Quais as vantagens e desvantagens da franquia de produtos?

As franquias de produto têm a vantagem de proporcionar a garantia de qualidade por meio dos produtos que são vendidos. Os itens que contam com uma marca forte no mercado, que tenha qualidade, seja tendência, atrativa e apresente demanda, já fazem o franqueado sair na frente de outros empreendimentos.

Se ele e sua equipe forem dedicados e seguirem as instruções e estratégias comerciais vindas da franqueadora adequadamente, é bem provável que os bons resultados da matriz sejam replicados na unidade franqueada.

Por outro lado, uma franquia de produtos pede uma infraestrutura física para estoque. Também é preciso ser organizado e seguir procedimentos corretos de controle desses itens. Isso porque um estoque mal gerenciado pode representar muito prejuízo para o empresário.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Quais as vantagens e desvantagens da franquia de serviços?

As franquias de serviços só dependem da habilidade do profissional em executar o trabalho do começo ao fim. Essa é uma vantagem que pode se tornar uma desvantagem, caso o serviço não seja realizado perfeitamente todas as vezes. Afinal, é preciso ter um padrão de qualidade que passe credibilidade aos clientes.

Nesse tipo de franquia não há preocupação com a aquisição de produtos, com organização de estoque e nem com a administração da data de validade desses itens. Em contrapartida, se a franquia de serviços que você escolher possuir equipamentos, será imprescindível ficar atento à manutenção deles.

Franquia de produtos ou serviços: qual a melhor?

A verdade é que não existe uma fórmula mágica para você abrir uma franquia de sucesso. Tanto a franquia de produtos como a franquia de serviços são ótimas alternativas para quem está pensando em empreender.

Na realidade, o que mais importa é que o futuro empresário prefira negócios inovadores, que atendam às necessidades dos consumidores. Não faltam opções de franquias inovadoras no mercado. Você encontra alternativas super variadas, que vão desde escolas de ciência da computação e robótica, até padarias exclusivas para cães e gatos, passando por sorvetes congelados em nitrogênio líquido, gelatos italianos feitos na chapa, diversão infantil no contêiner e franquias para geração de energia solar.

Queremos saber a sua opinião: você optaria por uma franquia de produtos ou serviços? Deixe seu comentário aqui!

Comments

comments