No mercado, existem muitas franquias lucrativas e, ao mesmo tempo, com valor acessível. E como se sabe, este modelo de negócio é uma opção interessante para quem deseja ter o próprio empreendimento, sem precisar introduzir uma nova marca no mercado.

Porém, é fundamental identificar aquelas que são sólidas e seguras, antes de aplicar o dinheiro. Assim, os riscos do investimento são minimizados e podem gerar melhores resultados.

Muitos fatores devem ser analisados nessa escolha. A reputação da marca e o investimento inicial são alguns dos principais pontos que precisam ser levados em consideração. É preciso, ainda, analisar as informações de pesquisas de mercado.

Quer saber mais sobre franquias rentáveis? Neste post vamos dar dicas de como identificar as melhores opções. Confira!

Como identificar as franquias rentáveis?

Franquia é um modelo de negócio onde o proprietário (franqueador) de uma marca fornece o direito de uso a um investidor (franqueado). Desta forma, ele pode replicar o formato de um marca já reconhecida e bem vista no mercado em vários locais diferentes.

Para identificar franquias rentáveis algumas estratégias devem ser colocadas em práticas. Abaixo, listamos os principais exemplos:

1.Fazer uma análise de mercado

Um dos principais pontos é a análise sobre a condição de mercado. Muitas vezes, a franquia pode parecer um bom negócio, mas o momento pode não ser favorável (causando prejuízos em alguns meses).

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Esses casos são comuns em franquias já saturadas no mercado, por exemplo. A recomendação é analisar dados do negócio e consultar especialistas na área para descobrir as tendências do momento.

2.Identificar taxas envolvidas

Além dos custos básicos de uma franquia como aluguel, contas de água e luz, a franquia precisa estimar o valor de outras diferentes taxas, como publicidade e royalties. Por isso, é necessário avaliar todos os custos para manter o negócio, garantindo que a proposta realmente possibilite uma boa margem de lucro.

3.Conhecer o faturamento médio

É fundamental conhecer o faturamento médio da franquia antes de fechar negócios. Afinal, é desta forma que você saberá a lucratividade do empreendimento. O faturamento pode ser medido semanal ou mensalmente, e relaciona tanto os produtos vendidos como os serviços prestados.

Uma outra questão interessante é que ele mostra a capacidade lucrativa do negócio e indica a receptividade do mercado.

4. Entender custos de investimento

É importante analisar qual será o custo total do empreendimento. Além do investimento inicial, é necessário contabilizar outros custos para avaliar a qualidade do negócio. Aluguel, mão de obra, taxas de funcionamento, despesas básicas e IPTU são outros pontos fundamentais que tornam franquias rentáveis.

Portanto, antes de tomar qualquer decisão analise criteriosamente o empreendimento para identificar os pontos negativos e positivos do negócio. Investigue a satisfação dos consumidores, converse com outros franqueados e não se esqueça de estudar o mercado. As franquias rentáveis são uma oportunidade de abrir um negócio com mais segurança e lucratividade.

Uma ótima alternativa são as franquias de energia solar. Além de ser um segmento sustentável, esse sistema oferece excelente retorno financeiro. Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso post sobre o funcionamento de uma franquia de energia e descubra as vantagens desse negócio!

Comments

comments