O mercado de energia solar recebe cada vez mais investimentos. Afinal, o setor está em ascensão e se destaca por oferecer uma fonte de energia renovável para muitas pessoas — inclusive no âmbito doméstico. Por isso, é cada vez mais comum encontrar sistemas solares instalados em empresas, casas e indústrias. Mas como qualquer produto, é importante entender como funciona a garantia das placas solares. 

Afinal, esse investimento é significativo e precisa ser feito com qualidade para que gere um bom retorno. Por isso, confira a seguir como funciona o sistema de garantia dos painéis solares e sua manutenção. Veja também como o setor de energia solar está crescendo e por que você deveria investir nele. Boa leitura! 

Para onde vai o mercado de energia solar? 

O mercado de energia solar no Brasil está a pleno vapor. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, recentemente o país ultrapassou os 8 GW de potencial de produção. Além disso, desde 2012, o setor teria atraído mais de R$40 bilhões em investimentos, fonte proveniente tanto da geração centralizada das usinas quanto da distribuída, vinda de pequenos e médios sistemas. 

Nesse caso, seriam mais de 500 mil unidades consumidoras, atendidas por pouco mais de 400 mil micro e mini sistemas fotovoltaicos, que estão conectados à rede. Dessa forma, a energia solar corresponde a cerca de 1,7% do total gerado no Brasil. 

Mas as expectativas não param por aí. Ainda segundo a Absolar, a previsão é de que o Brasil atinja 12,56 GW de capacidade instalada em 2021. Ou seja, um aumento de 68% em relação ao que se tem hoje. Além disso, a geração distribuída deve aumentar em 90%, correspondendo a R$17,2 bilhões em investimentos e gerando mais de 147 mil empregos. 

Com isso, podemos observar que o setor está em alta e apresenta boas perspectivas para o futuro, não só por sua característica sustentável, mas também pela possibilidade de economia real na conta de luz. Aliás, essa característica é um dos motivos para que muitas residências decidam adotar o sistema fotovoltaico. 

Como funciona a garantia de placas solares? 

Diante desse cenário positivo, cada vez mais as pessoas veem as vantagens de ter o seu próprio sistema solar, seja para uso pessoal ou até como forma de investimento e geração de renda

Porém, antes de iniciar a instalação, é preciso conhecer bem como funcionam esses sistemas, principalmente em relação à garantia dos produtos e serviços do setor. 

Para começar, é preciso lembrar que os sistemas solares são compostos por painéis com células fotovoltaicas. Resistentes e projetados para garantir eficiência na geração de energia, a média de vida útil de cada painel é, pelo menos, 25 anos — sendo aumentada conforme a conservação. 

Contudo, a garantia dos painéis solares fica em torno de 10 a 12 anos, especificamente contra defeitos de fabricação. Nesse caso, por se tratar de um longo período, é preciso que antes de tudo você faça a escolha por produtos de qualidade e empresas confiáveis. 

Afinal, pode ser que a empresa vendedora se torne responsável pela garantia do sistema, em vez da fornecedora original. Portanto, caso ocorra algum problema, ela deve estar disposta a averiguar o caso e solucionar a questão, mesmo depois de anos da compra. 

Já em relação à qualidade, ela é fundamental. Mesmo que os painéis tenham sofrido uma baixa no valor, você deve desconfiar de preços muito baratos e irreais. Afinal, eles podem usar componentes ruins, por exemplo, células fotovoltaicas ou inversores.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Dessa forma, caso não apresente qualidade, todo o processo de conversão de energia solar para elétrica será comprometido, gerando prejuízo ao seu investimento.

Além disso, componentes de má qualidade podem ser facilmente estragados, uma vez que os painéis ficam expostos ao ar livre, sujeitos às mais variadas intempéries. 

A garantia sobre geração 

Além da garantia por fabricação, as empresas também podem oferecer uma garantia relacionada à própria geração de energia. Por exemplo, elas podem garantir que nos dez primeiros anos, a potência gerada pelo sistema chegue a 90%, diminuindo no período seguinte, conforme o desgaste natural das peças. 

Com que frequência deve ser feita a manutenção do sistema? 

Tanto a garantia das peças solares quanto a de geração estão relacionadas à manutenção do sistema. Ou seja, para que depois de 20 anos as placas continuem com boa potência, é preciso que elas sejam devidamente cuidadas. 

Dessa forma, é indicado que a manutenção do sistema ocorra, pelo menos, uma vez por ano. Dessa forma, elementos como poeira e sujeira podem ser removidos, para que a superfície da placa receba adequadamente a incidência de luz solar e produza energia. 

Assim como a manutenção, outro serviço que deve ter qualidade garantida é a instalação do sistema. Ou seja, qualquer detalhe, como o ângulo errado dos painéis ou em sua base, pode influenciar na capacidade de geração. Por isso, essa etapa também deve ser feita por especialistas, com base em um projeto na propriedade onde serão instalados os painéis.

Itens de proteção aos painéis 

Como você viu, os painéis estão expostos a várias intempéries. No Brasil, alguns dos principais problemas são o granizo, chuvas torrenciais e descargas elétricas. Nesse último caso, elas podem causar surtos e curtos elétricos. 

Os primeiros compreendem danos em equipamentos, choques elétricos e incêndios. Já os segundos, podem causar a queima de componentes e a inviabilidade das peças. Para que isso não ocorra, você pode adotar algumas medidas como: 

  • sistema de proteção contra descargas elétricas; 
  • protetores de surtos elétricos; 
  • string-box. 

O primeiro abrange a instalação de pára-raios ligado a uma rede de aterramento, pela qual a descarga elétrica pode percorrer, chegando ao solo e evitando que componentes fiquem energizados. 

Já os protetores de surtos, conseguem identificar as variações na tensão dos painéis. Com isso, podem desviá-las para o aterramento, impedindo que causem danos ao sistema. Por fim, a string-box é um quadro instalado entre os painéis e o inversor. Quando ocorre uma anomalia na corrente elétrica, seus componentes são capazes de interromper o fluxo de energia que passa por ali.

O mercado de energia solar está crescendo cada vez mais. Tanto no ramo industrial, comercial e residencial, quanto opção de negócio próprio. Contudo, antes de investir em seu sistema, é importante pensar na garantia das placas solares, bem como nos serviços de instalação e manutenção. Para isso, é fundamental contar com uma empresa de confiança, que possa atender você mesmo anos depois da compra, garantindo sempre o bom funcionamento de seu sistema, para que gere a energia esperada. 

Quer conhecer as opções que a Solarprime tem para sua empresa, casa ou negócio? Fale com a gente! 

Comments

comments