Hoje em dia, gerar a própria energia por meio de fontes renováveis é considerado a maneira mais consciente de consumir eletricidade. Quem utiliza uma energia limpa preserva o meio ambiente, já que, para ser gerada, ela não emite gases poluentes na atmosfera. Além disso, a economia nas contas de luz oferecida por essa tecnologia atrai muitos consumidores.

Uma das formas de produzir eletricidade é por meio da energia solar. Instalando painéis solares na cobertura dos imóveis, é possível converter os raios do sol em energia elétrica. Muito versáteis, os módulos fotovoltaicos podem ser usados em residências, comércios, indústrias e no meio rural.

Se você pretende gerar a própria energia, economizar nas contas de luz e ainda ser mais sustentável, continue lendo este post e entenda tudo sobre energia solar!

Como é produzida a energia solar?

As placas solares captam a luz do sol e, por meio das suas células fotovoltaicas, deslocam elétrons, transformando-os em energia elétrica. Esses painéis fotovoltaicos são muito eficientes e têm capacidade de gerar até 10 kWh de energia em apenas um dia de sol. Isso equivale ao consumo de um ventilador ligado por cinco horas diárias, durante um mês inteiro.

Os módulos fotovoltaicos geram energia em corrente contínua e um equipamento, chamado inversor interativo, converte essa corrente em alternada, que é a energia apropriada para alimentar todos os equipamentos eletrônicos de um imóvel.

Compensação de créditos

A eletricidade gerada em excesso pode ser armazenada em baterias (sistema off-grid) ou devolvidas para a rede pública de distribuição (sistema on-grid) e, depois, compensada nas faturas futuras em até 60 meses. Essa compensação de créditos pode ser feita nas contas do mesmo local onde é gerada a energia solar ou, ainda, em outras unidades, desde que estejam no mesmo CPF ou CNPJ.

Como gerar a própria energia?

Para gerar a própria energia em casa, primeiro, é preciso adquirir e instalar um sistema de energia solar. Os kits fotovoltaicos são compostos por painéis solares, inversor interativo, cabos e controladores de cargas. Os kits de energia solar residencial, além dos equipamentos já citados, ainda vêm com estrutura de fixação, cabeamento especial para corrente contínua e conectores especiais.

O que é a energia solar residencial?

A produção de energia solar residencial foi regulamentada pela Resolução Normativa 482 que permitiu aos consumidores realizar a troca de energia gerada, por meio de fontes renováveis, por créditos com a rede elétrica pública. Com isso, todo tipo de casa ficou apta a receber os módulos solares e gerar a própria energia.

Em 2015, essa resolução foi revisada e publicada (RN 687), criando modalidades de produção de energia que permitem, por exemplo, a geração compartilhada. Os moradores de um prédio ou condomínio podem se unir e instalar o sistema de energia fotovoltaico em um ponto central, tendo a energia dividida entre eles conforme o que foi acertado previamente. 

Além do kit de energia solar residencial, existem outros tipos de kits, sendo os principais: para zona rural, para bombeamento de água e para iluminação. Em alguns casos, os kits solares também têm bancos de baterias para armazenamento de energia.

Quais as vantagens da energia solar residencial?

A principal vantagem de produzir energia solar residencial é a economia nas contas de luz. Estima-se que, com a implantação das placas solares, o valor das faturas pode reduzir em até 95%. Além disso, a instabilidade do setor elétrico e as constantes altas nas tarifas energéticas também impulsionam a comprar os sistemas de energia solar.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

A maior parte da energia elétrica consumida nas residências é produzida por hidrelétricas que usam a água como combustível e, como sabemos, esse é um recurso natural cada vez mais escasso. Devido a essas dificuldades, a produção é prejudicada e reflete como reajustes constantes nas tarifas energéticas.

A relação custo-benefício da energia solar é muito vantajosa, já que o retorno do investimento é garantido. A durabilidade dos módulos solares e a economia nas contas de luz garantem o retorno financeiro, que pode acontecer entre quatro e seis anos.

Meio ambiente

Outro importante benefício da energia fotovoltaica é a contribuição para a preservação do meio ambiente. As fontes de energia tradicionais são altamente poluentes e emitem gases tóxicos que provocam o efeito estufa e o aquecimento global.

Por isso, investir em energia solar em casa é uma maneira de ajudar na conservação do planeta. A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e inesgotável e, por isso, não polui a atmosfera, sendo considerada a maneira mais sustentável de consumir eletricidade.

Durabilidade e manutenção

As placas solares são bastante duráveis e as empresas asseguram a vida útil desses equipamentos por até 25 anos. Além disso, o baixo custo de manutenção é outro benefício. Normalmente, basta deixar os módulos fotovoltaicos limpos para manter a eficiência do sistema.

Valorização do imóvel

Imóveis que têm o sistema de energia solar tendem a ser mais valorizados no mercado imobiliário. Uma residência que conta com um sistema próprio de geração de eletricidade ganha a preferência dos compradores. Por isso, muitas construtoras brasileiras já estão investindo na instalação de painéis solares nos empreendimentos, visando a atrair mais compradores.

Quais são os custos envolvidos na instalação dos sistemas fotovoltaicos?

A instalação das placas solares é fácil e costuma ser um processo rápido, mas é preciso haver profissionais capacitados para realizar o serviço. Ela começa quando todo o projeto já foi desenvolvido e aprovado e depois de os equipamentos já terem sido entregues no local. Atualmente, é possível financiar a integralidade dos custos dos materiais e da mão de obra.

Por que contratar uma empresa especializada?

Na hora de investir em energia solar, é fundamental contar com uma empresa especializada para garantir segurança e eficiência na geração de eletricidade. Profissionais qualificados e com conhecimentos técnicos específicos são capazes de avaliar e indicar o sistema fotovoltaico que melhor atenderá às necessidades e à demanda dos clientes. Os consultores da Solarprime também auxiliam os consumidores a se aprofundarem no assunto e a entenderem melhor essa tecnologia.

Portanto, gerar a própria energia pode oferecer muitas vantagens e, entre elas, a economia na conta de luz. A instalação de painéis solares também atrai os consumidores que desejam praticar atitudes mais sustentáveis e preservar o meio ambiente. Conte com uma empresa especializada em energia solar e promova mais qualidade de vida para a sua família e para o planeta.

Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários!

Comments

comments