O ROI consiste em uma métrica cada vez mais popular entre empresários e gestores de companhias. O motivo do crescimento desse indicador é a simplicidade que envolve seu cálculo, somada à capacidade de retratar o sucesso do negócio. Para donos de franquia, entender o conceito e a importância do ROI para o sucesso da jornada empreendedora é fundamental. Por isso, neste blog post, vamos explicar tudo que você precisa saber a respeito desse indicador de desempenho. Confira!

O que é o ROI e como ele é calculado?

O ROI mede o retorno de investimento, ou seja, o quanto a empresa está lucrando ou tendo prejuízo em relação a cada investimento realizado. Esse indicador calcula quantos reais de retorno foram ganhos por real investido.

Ele pode ser mensurado em diferentes áreas do negócio, como marketing, vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

Veja só como é realmente simples e fácil medir o ROI da sua corporação por meio da fórmula abaixo:

ROI = [(Receita – Custo) / Custo] x 100

Portanto, você precisa subtrair a receita do investimento que está sendo mensurado pelo valor que ele custou, dividir o resultado também pelo montante gasto e, por fim, multiplicar o número por 100.

Se você chegar a um resultado de dois, por exemplo, quer dizer que para cada real investido, retornaram R$ 2 para o caixa da organização.

Qual a importância do ROI para quem está abrindo um negócio?

Caso esteja pensando em abrir uma franquia, é primordial ter o conhecimento necessário para calcular o ROI. Trata-se, afinal de contas, de um ótimo fator para analisar se o empreendimento vale a pena ou não.

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Por meio do ROI, mensura-se não só a viabilidade do investimento, mas também se estuda de que maneira melhorar aqueles gastos que já trazem resultados satisfatórios.

Quando o assunto é franquia, ao dividir os custos da operação pelo lucro líquido mensal, você consegue analisar as chances de sucesso da empreitada. No caso de não conhecer o montante do lucro líquido, utiliza-se uma projeção dessa quantia.

A estimativa para o ROI gira em torno de um ano e meio a três anos. Entretanto, esse prazo depende do valor da franquia: quanto maior for o investimento, maior será o tempo exigido para recuperar o dinheiro.

Vale destacar que esses valores são apenas um cálculo aproximado, visto que existem vários aspectos capazes de definir o tempo de retorno do investimento, como o tipo de empresa, onde ela está localizada etc.

É importante entender que uma franquia pode apresentar números altos no que diz respeito às vendas, mas isso não significa que ela apresenta um retorno melhor ou mais ágil. A razão é simples: você precisa analisar o lucro líquido, incluindo o obtido e o calculado, além dos custos e das vendas.

No nosso artigo de hoje, vimos que ROI não é sinônimo de dinheiro em caixa. A franquia pode até apresentar um saldo positivo no fluxo financeiro, porém isso não necessariamente representa o valor do retorno do investimento inicial.

Agora que já sabe o que é, como calcular e qual a importância do ROI para a sua franquia, comente aqui no post quais outros indicadores de desempenho você considera relevantes para analisar o desempenho de um negócio! Não deixe também de seguir o nosso canal no YouTube para ficar sempre por dentro das novidades!

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