Apesar do atual cenário de pandemia, há oportunidades positivas para vários tipos de investimento para 2021. No entanto, para saber quais são as melhores, é preciso observar suas características. 

No post a seguir, veja o que podemos esperar do mercado empreendedor para este ano. Depois, confira os 4 melhores investimentos que você pode escolher e saiba por que as franquias podem ser a sua escolha. Boa leitura! 

Investimento para 2021: o que podemos esperar do mercado empreendedor neste ano? 

A primeira regra para quem pretende empreender é entender o cenário de seu mercado de atuação. Sendo assim, antes de criar um investimento para 2021, você precisa saber o que podemos esperar para este ano. 

Para começar, apesar de ainda vivermos no cenário da pandemia, novos indicadores começam a apontar que 2021 pode ser um momento de recuperação econômica. 

Segundo o Sebrae, em janeiro cerca de 260.353 postos formais de trabalho foram registrados, sendo 75% gerados por micro e pequenas empresas. Além disso, segundo o Portal do Empreendedor, em 2020 as micro e pequenas empresas representaram 30% do PIB, correspondendo também a 99% do setor privado.  

Isso não só reflete um grande espírito empreendedor, que está sendo posto em prática, mas também como esse tipo de investimento pode ser importante para a recuperação da economia. Aliás, com tantas intenções de novos negócios, a tendência é que se diminua a burocratização e se facilite o acesso ao crédito. 

Outro ponto importante a se destacar é que o empreendedor de 2021 precisa estar atento aos novos hábitos da sociedade, ou seja, de seus clientes. Afinal, com a pandemia, novos hábitos começaram a ser implantados e, provavelmente, não vão mudar depois dela. Por exemplo: 

  • consumo por delivery, principalmente de comida; 
  • interesse cada vez maior em tecnologia; 
  • reflexão sobre sustentabilidade e o posicionamento de empresas; 
  • consumo pautado por nichos de interesse; 
  • produtos digitais. 

Quais são os 4 melhores investimentos para 2021? 

Diante disso, podemos definir vários tipos de investimento para 2021. Entre eles, alguns se destacam, como os 4 que separamos a seguir. Confira! 

1. Revenda de produtos  

Para quem quer investir com calma, começando aos poucos, uma boa opção é a revenda de produtos. Com ela, é possível criar um pequeno negócio — seja como renda extra ou como fonte de renda principal — e testar como é ser empreendedor. 

Não sendo necessário um grande investimento de início, você consegue usar o poder e estrutura de uma marca para trabalhar com um nicho específico. Por exemplo, cosméticos, perfumaria e produtos naturais são segmentos fortes nesse tipo de empreendimento.  

Aliás, como já existe há anos, esse tipo de negócio já é bastante conhecido dos consumidores e você pode investir nele a qualquer momento. 

2. Clubes de assinatura  

Outro setor que tem despontado é o de clubes de assinatura. Apostando em nichos como literatura, bebidas e outros produtos de consumo, a ideia consiste em atrair associados que, por meio de uma assinatura, recebem em sua casa o produto criado para o mês. 

Ideal para quem gosta de um ramo específico, o clube de assinaturas trabalha com a ideia de fidelização. Por isso, também exige uma constante atenção às tendências do setor.  

Além disso, para quem quer investir, esse é o momento, afinal o segmento cresceu 60% em 2020, em comparação a 2019; talvez pelo fato de as pessoas comprarem mais online durante a pandemia e se voltarem a seus gostos e novos hobbys. 

3. Produtos SaaS  

Software as a Service é um novo tipo de produto, que tem ficado mais popular a cada ano, quando a tecnologia se tornou fundamental para qualquer empresa. 

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Basicamente, ele consiste em que um software atenda clientes online, funcionando diretamente da base da empresa provedora.

Ou seja, em vez de uma empresa criar uma grande equipe de TI e desenvolver um programa próprio para atender a seus clientes, ela contrata uma empresa que crie e hospede o seu software. Dessa forma, é essa organização que se torna responsável pela segurança dos dados, atualização do sistema e suporte. 

Com isso, é possível cortar custos, trabalhar com uma equipe de TI menor e não depender de downloads e novas compras para ter a versão mais atualizada. Dessa forma, mesmo empresas pequenas conseguem contratar o serviço.  

Sendo assim, para quem é da área de tecnologia, esse é um tipo de investimento para 2021 bastante em alta e com grandes chances de crescimento para os próximos anos. 

4. Franquias 

Todo mundo já ouviu falar em franquias. No entanto, diferentemente do que se possa pensar, elas não se relacionam apenas a grandes marcas, que estão pelo mundo inteiro.

Pelo contrário. Atualmente, existem várias opções de franquias, inclusive as micro, que têm crescido por serem alternativas ideais com baixo investimento. 

Aliás, é essa versatilidade que torna esse modelo de negócio tão atraente. Afinal, muitas delas não exigem expertise do segmento, pois o objetivo maior da franquia é dar todo o suporte e treinamento necessários para que o franqueado abra a sua unidade e cresça. 

Dessa forma, elas oferecem a segurança de um negócio estabilizado e já estruturado, poupando os esforços de planejar um negócio do zero e testar a ideia para saber se dará certo. Por essa razão, em 2021, ela é um dos melhores modelos de negócio para você investir. 

O que torna as franquias ideais para quem vai empreender este ano? 

Como você viu, a possibilidade de trabalhar com franquias é variada. Além disso, neste ano, ela se torna uma opção ainda mais ideal para quem quer empreender. 

Afinal, frente ao cenário da pandemia, investir em um negócio deve ser feito com base nas expectativas do futuro, mas enfrentando os desafios do presente. Por isso, a franquia traz as seguintes vantagens: 

  • estrutura completa; 
  • marca já estabelecida; 
  • indicadores reais sobre resultados; 
  • contrato seguro com o franqueador; 
  • modelo de negócio fácil de ser aplicado imediatamente. 

Além dos modelos tradicionais, como as franquias de alimentação, quem procura estabelecer um negócio novo, que faça parte de um segmento cada vez mais em crescimento, pode apostar nas franquias de energia solar.  

Sendo uma das maiores apostas para 2021, esse modelo de negócio tem apresentado excelentes oportunidades de crescimento e lucro. Afinal, a expectativa é de que até 2030, mais da metade da energia elétrica produzida no mundo venha de fontes sustentáveis; muitas delas provenientes de investimentos particulares em energia solar

O cenário atual com a pandemia é complicado, mas não impede você de pôr em prática seu espírito empreendedor. Afinal, existem várias possibilidades de investimento para 2021. Entre elas, as franquias se destacam como um modelo de negócio seguro, disponível em vários setores do mercado, como a energia solar; que está cada vez mais em alta e é a opção ideal para equilibrar economia e sustentabilidade. 

Gostou do post? Deixe seu comentário e conte qual é seu investimento ideal para 2021! 

Comments

comments