Apesar de a manutenção de painéis solares ser muito simples e não custar caro, esse serviço é de grande importância para o bom funcionamento de um sistema fotovoltaico. Afinal, a sujeira nas placas pode afetar a quantidade de energia produzida para uso no imóvel.

Quem investiu na instalação desses painéis, precisa cuidar da manutenção para que os equipamentos não se deteriorem, reduzindo sua vida útil e comprometendo a capacidade produtiva.

Por isso, neste post, vamos abordar quais são as situações que pedem essa manutenção e como você pode oferecer esse serviço aos seus clientes. Confira!

Como funciona a manutenção de painéis solares

As principais fontes de sujeira dos painéis solares são a poluição e a poeira. Isso ocorre, principalmente, em grandes cidades, que costumam ter o ar mais poluído, sujando as placas em menos de 1 ano.

Outra razão para programar a manutenção dos painéis são regiões que tenham muitos passarinhos e pombas sobrevoando, pois as fezes dessas aves, em grande quantidade, também prejudicam a produção de energia solar.

O serviço de manutenção de painéis solares inclui alguns itens essenciais para prevenção de danos. Veja quais são eles:

Limpeza das placas

A periodicidade depende da localização do imóvel, sendo que em lugares que chove pouco isso deve ser feito, pelo menos, a cada 6 meses. Um cuidado importante é não usar nenhum tipo de produto químico ou pressurizador com jato direto nas placas, pois isso pode danificar o sistema. A ferramenta correta é a escova giratória própria para a higienização.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Verificação de outros itens do sistema

Existem outros instrumentos essenciais para que o sistema funcione corretamente e que precisam de checagem preventiva. Entre eles estão o inversor e os vedantes das tampas de caixas e entradas de cabos.

Os benefícios que a manutenção de painéis solares traz para o seu negócio

O seu trabalho não termina quando você finaliza a instalação de um painel solar no imóvel do cliente. Na verdade, o seu relacionamento com o consumidor deve ser iniciado nesse ponto e não terminado. Afinal de contas, gerar encantamento no pós-venda transformará o seu cliente em um embaixador fiel do seu negócio.

Lembre-se de que nós vivemos a era da economia da confiança. Isso significa que as pessoas estão cada vez mais levando em consideração a opinião de quem já teve uma experiência com determinada empresa para decidirem suas compras. Portanto, faça tudo o que estiver ao seu alcance para deixar seus clientes satisfeitos.

Traçar estratégias de vendas para o serviço de manutenção de painéis solares traz vários benefícios para o seu negócio, entre eles:

  • aumento no faturamento: vai entrar mais dinheiro no seu caixa;
  • fidelização de clientes: você constrói um relacionamento com eles;
  • geração de uma nova fonte de faturamento para o negócio: essa será uma receita recorrente a cada 4 meses, 6 meses ou, no máximo, uma vez ao ano.

Como você pode conferir neste post, oferecer a manutenção do sistema de energia fotovoltaica como um serviço agregado à venda do kit solar é uma maneira eficiente de ajudar seus clientes e aumentar a entrada de dinheiro em sua empresa. 

Ficou com alguma dúvida de como trabalhar a oferta do serviço de manutenção de painéis solares para seus clientes? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Será um prazer ajudá-lo a fazer sua franquia crescer! Não se esqueça de nos seguir também pelas redes sociais.

Comments

comments