Para uma empresa se destacar no mercado, é mais que essencial o uso do marketing. No mundo tecnológico onde vivemos, o meio digital tem tomado grande proporção — logo, o marketing digital se torna necessário. É comum pensar que, por ser uma franquia, que costuma já ter um nome conhecido no mercado, não é necessário tanto foco no marketing digital para franquias, mas isso é extremamente errado.

O marketing digital é um conjunto de estratégias que visa atrair novas oportunidades e criar relacionamentos eficazes com os clientes, além de desenvolver uma identidade forte para a empresa dentre os concorrentes. Sendo assim, confira as principais estratégias de marketing digital para franquias neste post!

Conheça o mercado e invista na criação de personas

Antes de começar a colocar alguma ação em prática, é preciso partir de perguntas iniciais, como: qual a visão da empresa? A filosofia da rede de franquias? Qual o público-alvo que deseja atender? Como é a situação do mercado em relação aos concorrentes? Qual a meta do negócio para daqui a alguns anos? Qual será o principal diferencial a se destacar?

Além dos pontos citados, uma franquia de sucesso deve ter não só uma boa definição do público-alvo, mas como a criação de personas ideais. Diferentemente do público-alvo, a definição de uma persona consiste em detalhes bem específicos, como a idade, os gostos, o trabalho etc. 

Por meio disso, você terá uma base bem definida de onde começar. Consequentemente, as próximas etapas serão mais simples e organizadas. Uma vez que você sabe em qual estágio seu negócio está e o que ele precisa para chegar onde se deseja.

Mapeie a jornada de compra e atente-se às etapas do funil

Depois de definir as metas, o público-alvo e as personas, chegou o momento de entender a jornada de compra dos seus consumidores. O que pode atrair mais os clientes? Quando e onde o fluxo de vendas aumenta? Quando diminui? Como é o engajamento online? Como é o presencial? Assim como outras questões desse tipo.

Dessa forma, é possível traçar um perfil de compra geral dos clientes. Tendo em mãos esse perfil, basta analisar em qual etapa do funil você deverá se atentar para cada resultado desejado. As etapas do funil, basicamente, são:

  • topo do funil: é a fase da atração, em que é necessário levar a atenção da pessoa até o produto;
  • meio do funil: é o estágio de consideração. Nele, você pode começar a aprofundar mais sobre detalhes do que está vendendo;
  • fundo do funil: é onde o consumidor decide se comprará ou não, e seu propósito é ajudá-lo falando tudo o que precisar sobre o produto.

Com elas, será mais fácil saber de qual forma abordar o uso de cada estratégia futura de marketing digital que sua franquia decidirá fazer. Lembre-se de: sempre dê uma atenção especial para as fases de planejamento e organização. Sem elas, torna-se muito mais difícil o desenvolvimento de seu negócio!

Empenhe-se em ter um site e um blog relevante

Em meio ao mundo tecnológico no qual vivemos, não se atentar ao conteúdo online é um perigo para o desenvolvimento da franquia. Para o marketing digital, ter um site relevante é essencial, afinal, ele passa credibilidade e segurança para o seu público.

Além do site, um blog repleto de posts úteis para seu público-alvo e personas é uma excelente forma de criar um vínculo interessante, ainda mais considerando cada fase do funil de vendas. Fazer um post que tire dúvidas sobre o produto vendido na franquia é um ótimo exemplo de como ajudar o cliente e atrai-lo.

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Aproveite as técnicas do marketing de conteúdo

Tanto no site ou blog da sua franquia, uma ferramenta poderosa é o marketing de conteúdo. Ele nada mais é que diversas técnicas focadas em desenvolver conteúdos de qualidade que conseguem relacionar seu público com sua empresa da melhor forma.

Com um planejamento de conteúdo eficaz, seu negócio consegue elaborar uma relação íntima não só com o público, mas também com os potenciais franqueadores. Afinal, o conteúdo de qualidade é a alma de qualquer empreendimento.

Foque nas redes sociais e comunicações com seu público

Nas redes sociais é que o seu relacionamento com o público se fortalece. Estamos vivendo em uma época onde os clientes virtuais só tendem a aumentar e é um grande engano pensar que essa estratégia não é importante para uma franquia.

Por meio do estudo das personas para sua empresa, você consegue decidir qual rede social será seu foco, e é nela que o engajamento começa. Uma comunicação atenciosa e divulgação inteligente no local onde as pessoas passam boa parte do tempo, é a chave do sucesso para seu negócio.

Por isso, faça um calendário editorial das suas publicações e invista em conteúdos únicos e diferenciados. Imagens e vídeos são o que mais chama a atenção!

Sempre acompanhe de perto os resultados do marketing digital para franquias

Em meio a todas as estratégias de marketing digital para franquias, uma coisa é fundamental: análise dos resultados. Existem diversas formas de usar o marketing a seu favor, e a única forma de saber qual delas usar é acompanhando de perto as informações geradas. Ainda mais no meio digital, onde o fluxo de dados é absurdamente alto e é fácil se perder.

Entender o sentido do seu tráfego e saber quais materiais deram um retorno positivo são bons exemplos de como acompanhar seus resultados de perto. Não basta só ter um excelente planejamento de marketing e aplicá-lo de forma otimizada — é necessário ter controle do que está acontecendo, pois, só assim você terá um relacionamento com sua própria franquia.

Como foi visto, a presença digital por meio do marketing digital para franquias é crucial para alcançar novos clientes, fidelizar os que já estão presentes, trazer visibilidade para o negócio e, de uma forma geral, se destacar positivamente no mercado cada vez mais competitivo.

O que você achou dessas estratégias de marketing digital para seu negócio? Essas são apenas algumas das principais ferramentas, então não deixe de nos seguir no Facebook e Instagram e acompanhe novas dicas para sua franquia!

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