A questão do trabalho é bem sensível para muitas pessoas. Além de vivermos em um cenário de grande desemprego, milhares de trabalhadores se encontram insatisfeitos com o emprego. O que indica isso é a pesquisa feita por Fredy Machado em seu livro “É possível se reinventar e integrar a vida pessoal e profissional”. Segundo Machado, essa insatisfação atinge cerca de 40% dos executivos brasileiros e 64% gostariam de desenvolver outra atividade profissional. Assim, é importante pensar em mudar de carreira.

Pensando nisso, fizemos este post para mostrar quais são os principais sinais que você deve buscar uma nova atividade profissional. Além disso, vamos apresentar algumas sugestões para ajudar a você a mudar de carreira. Acompanhe!

Sinais que mostram que você está na área errada

Alguns comportamentos indicam que o seu trabalho não é mais adequado para você. Veja 4 deles a seguir!

1. Você já não consegue alcançar as suas metas

Durante a rotina de trabalho em uma empresa, o cumprimento de metas é muito importante para o sucesso da equipe. Dependendo do tipo de atividade desenvolvida, a meta pode ser um número de vendas, resolver conflitos com clientes ou catalogar produtos. Independentemente disso, quando alcançar esses objetivos se torna um problema, é hora de repensar a sua atuação profissional.

Essa é uma situação na qual você fica desmotivado e seus colegas ficam sobrecarregados pelo trabalho extra. Se a razão disso é a insatisfação com o trabalho, vale a pena pensar em buscar novos ares e mudar de carreira profissional.

2. O trabalho afeta a sua vida pessoal

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional é muito importante para garantir uma vida plena e satisfeita. Contudo, quando o trabalho invade as outras áreas da vida, isso acaba por ser prejudicial. Não conseguir encontrar com os amigos e perder reuniões importantes de família são alguns dos sinais de que você deve colocar o pé no freio.

É verdade que, algumas vezes, é preciso trabalhar além da hora e fazer um esforço para manter o trabalho em dia, mas existe um limite. Se você acumula cansaço e irritabilidade e isso prejudica as suas relações interpessoais, esse trabalho pode não ser para você.

3. Você não avança na carreira há muito tempo

O sucesso da vida profissional depende da evolução na carreira e, consequentemente, das promoções e mudanças de cargo. Se a empresa que você trabalha não oferece um plano de carreira, melhorar a sua atuação dentro dela é quase impossível. Além disso, é preciso ficar atento se os chefes e gestores apresentam resistência em delegar tarefas de grande responsabilidade.

Assumir novos desafios é essencial para ser um grande profissional. Dessa maneira, um emprego ideal é aquele que oferece uma certa segurança, mas que leve seus colaboradores sempre a um novo patamar em termos salariais e de posição dentro da empresa. Com isso, mudar de carreira pode ser a resposta para esse impasse.

4. Você faz seu trabalho de maneira automática

Principalmente quando se trata de um trabalho em escritório, muitas pessoas, depois de alguns anos de trabalho, realizam suas tarefas diárias quase sem pensar. Assim, ligam o “piloto automático” até a hora de voltar para casa.

O grande problema é o fato dessa perda de consciência poder implicar em erros que, mesmo que sejam contornáveis, se acumulam e atrapalham o andamento do serviço, já que parte das atividades precisam ser refeitas. Esse é um sinal de que você tem pouco interesse pela sua ocupação ou que os anos passados nesse espaço laboral foram improdutivos para a sua realização pessoal e que é preciso se renovar.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Como mudar de carreira

Depois de notar que o seu emprego já não é mais adequado para você, é preciso encontrar um novo trabalho que seja correspondente às suas habilidades e aos seus desejos. Para alcançar isso, é preciso seguir alguns passos, como demonstramos a seguir.

Tenha uma reserva financeira

Ao pedir demissão para iniciar uma nova carreira, você pode precisar de algum tempo para se deparar com oportunidades profissionais. Afinal, não é indicado pular entre empregos até achar a posição ideal. Muitas pessoas tiram algum tempo para descansar, colocar os pensamentos em ordem, viajar e estudar. O que é muito importante para tomar uma decisão de tamanha seriedade.

Pensando nisso, é preciso contar com uma reserva feita ao longo dos anos de serviço, já que apenas a rescisão de contrato pode não ser suficiente. Esse dinheiro proporcionará o orçamento doméstico básico, assim, cobrirá demais despesas que possam surgir nesse período. Estar prevenido nesse sentido é essencial para não sofrer com dificuldades financeiras.

Faça cursos preparatórios

Em geral, pessoas que escolhem mudar de carreira acabam por desenvolver atividades completamente diferentes do que costumavam. Assim, é importante adquirir os conhecimentos necessários para isso. Uma boa forma de conseguir isso é fazer um curso na área escolhida.

Dependendo do tipo de trabalho, pode ser necessário fazer uma nova graduação, um curso de especialização ou apenas um curso livre. De qualquer forma, adquirir as informações de maneira formal é a melhor maneira de se tornar um profissional preparado.

Inserir-se no mercado de trabalho preparado coloca o profissional diante de posições profissionais mais prestigiadas, diminuindo o tempo para o avanço na carreira. Também é importante participar de eventos da área para fazer conexões com empresários e outros profissionais.

Seja um empreendedor

Qual a melhor maneira de ter a carreira dos sonhos senão administrando o próprio negócio? Dessa maneira, você seguirá seus próprios princípios e valores, criando uma empresa que corresponda às suas expectativas e formando uma equipe de trabalho que seja alinhada aos seus ideais.

Uma boa forma de se tornar empreendedor é investir nas energias renováveis como a solar. A energia fotovoltaica encontra-se em ascensão no mercado e tem conquistado clientes em todas as áreas. Essa é uma forma de tecnologia inovadora que contribui para a sustentabilidade do planeta. Assim, a energia solar só tende a crescer no futuro.

Pronto! Agora, você sabe quais são os sinais de que você deve mudar de carreira e como fazer isso de maneira segura. Lembre-se de que o empreendedorismo é uma ótima opção para pessoas criativas que buscam desafios no trabalho.

Gostou deste artigo? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços de energia solar.

Comments

comments