Imagine como seria difícil se localizar sem um GPS, um mapa ou até placas indicando o caminho. Essa mesma complicação acontece quando tentamos buscar um empreendimento e não conseguimos encontrá-lo no Google. É aí que surge a dúvida de o que é o Google meu negócio.

Se não quiser mais clientes perdidos para encontrar o estabelecimento, é fundamental que se registre nesta ferramenta. Ela é muito mais que uma simples jogada de marketing, é um serviço de utilidade para fortalecer o bem mais importante de uma marca: o relacionamento com o cliente. Ainda, para ser encontrado na internet pelo Google Meu Negócio não basta ter os dados da empresa fichados no programa, também é necessário se destacar na internet.

Sabemos que tudo isso é novidade para você, portanto, fizemos um conteúdo exclusivo para saber do que se trata, como funciona, quais as vantagens de ter a ferramenta e como fazer para aumentar sua credibilidade nela. Confira com a gente!

1. O que é Google Meu Negócio?

Antes de entendermos o que é, temos que saber de onde surgiu, não é mesmo? Chamado em inglês de “Google My Business”, teve seu início em 2004 como um tipo de mecanismo de procura somente para corporações, muito semelhante às antigas listas telefônicas.

Com o surgimento do Google Maps e do Google Local Business Center em 2005, os administradores de empresas incluíram seus negócios nas listas do Google, trazendo uma certa facilidade ao usuário para encontrar os locais por meio de mapas interativos. Foi então que alguma figura influente dentro da Google percebeu que fazia muito mais sentido se juntasse os dois e aí que tudo se unificou para virar somente Google Maps.

Em 2009, houve uma melhora no programa nascendo o Google Place Pages, reunindo-se todas as informações possíveis de um estabelecimento ou local em um mesmo lugar para maior comodidade dos usuários. Esses dados estavam relacionados a endereços, imagens, e outros itens aos quais poderiam beneficiar o consumidor final.

Após isso, criaram o Hotspot que servia para considerar as sugestões e críticas feitas pelos usuários ao local, permitindo às pessoas terem informações e qualificações sobre o lugar antes mesmo de irem a ele, precavendo uma surpresa desagradável, reforçando a indicação positiva de um amigo ou parente. Mesmo assim, decidiram uni-lo a outras ferramentas.

Logo em 2011 surgiu o Google+ que teve seu encerramento em 2019. Foi uma tentativa frustrada e prolongada da corporação de desenvolver algo similar às fanpages, conhecidas como Google+ Pages, Google+ Brand e o Google+ Your Business.

Finalmente surgiu o Google Meu Negócio no ano de 2014, concentrando todas as funções antes descentralizadas de várias ferramentas em apenas uma. Com isso, as informações sobre o local com as páginas de negócios, localização e redes sociais, foram todas colocadas nele, mas ainda não obteve o sucesso esperado.

Agora que sabe de onde esse programa veio, vamos entender o que é o Google meu negócio, pois provavelmente deve estar perdendo tempo deixando de expor seu negócio nas principais páginas de busca do Google.

Basicamente, essa ferramenta gratuita concede ao empreendedor uma oportunidade a mais de seu negócio aumentar a credibilidade e ser encontrado no site de buscas mais utilizado e conhecido no mundo (Google). Para que isso aconteça, basta ao gestor da empresa cadastrá-la na plataforma e preencher os dados relevantes que são requisitados no canto direito da página.

Desse modo, os consumidores e usuários do mecanismo de pesquisa terão acesso direto às informações importantes sobre seu negócio, aumentando as chances de conquistá-la. Lá encontrarão:

  • horário de funcionamento;
  • contato de telefone e celular;
  • imagens do lugar e localização;
  • site;
  • comentários sobre o local, entre outros.

Também, é possível fazer uma avaliação do empreendimento, ver qual é a nota e classificação dela e, além disso, usar links para GPS de direcionamento automático até a localidade.

2. Como funciona essa ferramenta?

Para quem procura por negócios rentáveis, o Google Meu Negócio é considerado um imenso departamento desenvolvido para expandir mais a cada dia estratégias de geomarketing e marketing digital, voltadas para todo tipo de companhia. Por ter gratuidade, não há dúvidas do quão interessante é para ser reconhecida no mercado de forma rápida e fácil.

Quando o administrador estiver criando a ficha, ou seja, o perfil na ferramenta, as informações mais importantes que devem ser colocadas são:

  • nome e endereço comercial do estabelecimento;
  • contato telefônico;
  • horário de abertura e fechamento (inclusive se funciona em domingos e feriados);
  • datas comemorativas;
  • maneiras de pagamento dos produtos ou serviços oferecidos.

Todavia, para ter uma chance de destaque maior nas pesquisas feitas pelos usuários do Google, o jeito menos custoso e complexo é colocando todos os dados que forem possíveis, deixando o mínimo de espaços vazios que conseguir.

Devemos fazer isso pelo fato de o Google Meu Negócio ser um coligador de informações, dessa maneira, a palavra digitada pela pessoa é relacionada a alguma referência ligada ao que foi preenchido pela empresa. Assim, vai gerar relevância e o nome do seu negócio aparecerá destacado na página.

Ainda, os serviços e inteligência artificial da Google contribuem diretamente para que essa relevância aumente e cada vez mais o nome do negócio próprio apareça nos primeiros resultados, identificando fatores variáveis como:

  • distância (tem como parâmetro a medição entre o local, o termo pesquisado e onde a pessoa se encontra);
  • reputação (considerando o nível de popularidade, a credibilidade da empresa e sua influência).

3. Quais as vantagens de usá-la?

Suponhamos que tenha um restaurante que sirva pizza, e uma pessoa com muita fome que está próxima de seu estabelecimento buscando um lugar para comer decide digitar “pizzaria” no Google, mas não encontre o nome de seu negócio. Como se sentiria nessa situação?

Por isso, investir seriamente em ações que melhorem o posicionamento e ranqueamento na ferramenta é tão crucial. Empreendimentos que frequentam constantemente o Google My Business conseguem dobrar a confiança dos consumidores no lugar.

Além disso, quando as informações são sempre atualizadas e gerenciadas de forma assídua, o relacionamento interpessoal com os usuários é estreitado, causando resultados significativos como aumento de 40% nas solicitações para rotas do Google Maps e 30% mais acessos no site da empresa em relação às suas concorrentes.

Entenda então, na prática, como fazer uma ficha nessa ferramenta pode trazer benefícios ao negócio.

Aumento da presença online

Montar um formulário bem elaborado no Google meu negócio pode gerar para o estabelecimento um aparecimento mais evidente nas buscas orgânicas, tanto da página principal de pesquisa quanto no Google Maps.

Com isso, a empresa abre caminhos para que os clientes encontrem facilmente informações, melhorando a presença no meio online de modo considerável.

Ampliação da visibilidade da marca

Um dos maiores benefícios do Google meu negócio é permitir que conquistemos novos clientes, sem precisar de investimentos com capital ou mesmo perder tempo com a captação deles. Incrível, não é?

Além do fato de ser exposta na maior “loja” do mundo, essa ferramenta permite ainda às marcas publicarem ofertas, vídeos e fotos de seus produtos e serviços. Isso faz com que o consumidor consiga comparar preços e valores, diferenciando sua marca das demais.

Métricas e estatísticas essenciais

Por meio do “painel de insights”, o Google My Business oferece uma gama de informações primordiais para que o gestor saiba tomar decisões estratégicas acertadas. São disponibilizados gráficos na plataforma que mostram dados como:

  • formas de pesquisar sobre o estabelecimento pelo cliente;
  • comportamento dos consumidores após acessarem a ficha;
  • quantas ligações foram feitas diretamente para a empresa;
  • quantidade de rotas traçadas para chegar ao local;
  • volume de visitas no site.

Ainda existem muito mais informações cruciais coletadas e acessíveis encontradas nessa ferramenta valiosa. É fácil e rápido chegar até elas e interpretá-las.

Aprimoramento do relacionamento com o público-alvo

A interação criada com aqueles que pretende alcançar é uma vantagem considerável oferecida pelo Google Meu Negócio. Isso porque é permitido ao consumidor entrar em contato com a empresa diretamente por ligações, mensagens de texto no WhatsApp, ou ainda, fazendo comentários no site ou página de pesquisa.

Pode parecer algo irrelevante, mas é por meio desses comentários e avaliações que o cliente faz a ferramenta qualificar o negócio e mostra ao gestor qual a visão das pessoas sobre a marca. Querendo ou não, usuários comentarão sobre sua empresa em toda a internet, portanto, ter esse mecanismo permite a ela fazer parte dessas conversas e poder resolver problemas de clientes imediatamente ou mesmo fazer algum agrado e elogio.

Otimização do SEO (Search Engine Optimization) Local

Essa nomenclatura é designada para o procedimento de otimização do reconhecimento do negócio nas páginas de busca por localização geográfica, ou seja, pela distância que a pessoa se encontra do estabelecimento. Assim, no exemplo dado anteriormente, todo cliente que procurar por alguma pizzaria próxima do lugar onde estiver, vai ser direcionado para a sua, caso o SEO for relevante.

Imagine quantos potenciais consumidores podem estar fazendo esse tipo de pesquisa agora, procurando seu empreendimento para fazer compras ou contratar serviços? De acordo com dados extraídos da própria Google, há nesse momento em todo mundo:

  • mais de 5 bilhões de pesquisas por estabelecimentos de alimentação;
  • cerca de 3 bilhões de buscas por hotéis;
  • por volta de 600 milhões de pesquisas relacionadas a salões de beleza;
  • 1 bilhão de procuras por lojas de vestuário;
  • 5 milhões de pesquisas procurando cafeterias.

Mesmo com essa estatística, você deve estar se perguntando no que isso contribui para estratégias de marketing digital alternativas. A resposta para isso é simples: será de grande ajuda nas buscas, pois é um tráfego a mais além daquele que já usa comumente.

Com um SEO Local bem elaborado e otimizado para alcançar as primeiras posições na página de pesquisa do Google, o uso do Google My Business como ferramenta de direcionamento de links para o site, será um reforço ainda maior para sedimentar esse ranqueamento.

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Analisando essas informações, percebemos o quanto é importante ter um bom ranqueamento e sempre atualizar os dados nessa ferramenta, elevando as chances de sua empresa ficar sempre a frente das concorrentes, com autoridade e influência online. Ter um bom posicionamento pode fazer toda diferença no fluxo do site e do estabelecimento.

Exposição gratuita em páginas importantes

Nada mais agradável que ter publicidade gratuita diante de um orçamento limitado, seja por corte de gastos, seja porque está começando agora o empreendimento, concorda?

Isso é um dos maiores benefícios do Google Meu Negócio, pois além de mostrar sua empresa para o mundo sem custo algum, ainda coloca ela destacada das demais em todas as páginas de pesquisa e no Google Maps. O mais incrível é o fato de mesmo que o estabelecimento não tenha site, essa ferramenta permite criar um para solucionar mais esse problema.

Fazendo o cadastramento e preenchimento correto dos dados, com aplicação de técnicas específicas para alavancar perfis empresariais, produtos e serviços, em até uma semana o nome do seu negócio poderá aparecer no topo das páginas de busca da Google, principalmente se forem pesquisas específicas.

Incorporação de fontes de tráfego para o site

Para aquelas empresas que já têm um site conhecido, o Google My Business adiciona mais um tipo de tráfego, considerado de qualificação elevada.

Portanto, aqueles que encontram um empreendimento por meio da Ficha (assim denominada pela ferramenta como seu perfil), são entendidas como potenciais consumidoras pelo momento avançado em que se encontram no processo decisório.

Ao gerar esse perfil, o tráfego criado para a página do site desenvolve uma taxa de conversão altíssima, causando diretamente uma mudança drástica, e para melhor, nas vendas.

Tráfego físico para o empreendimento

Como explicitado acima, existem negócios que não criaram uma presença online bem estruturada, sendo com sites ou outros parâmetros. Mesmo assim, o Google meu negócio consegue expor a empresa nas respostas das páginas de pesquisa, sendo uma ferramenta poderosa na mão de bons gestores.

Principalmente para aqueles que estão iniciando sua empresa agora, no que se refere ao marketing digital, essa megaexposição vai atrair muito mais clientes para seu estabelecimento, seja ele uma loja, bar, clínica, restaurante, entre outros tipos.

Se souber utilizar a ferramenta da maneira certa no momento do cadastro, sem dúvida alguma o Google atrairá muito mais visitas do que distribuição de panfletos, anúncios em jornais e revistas, ou qualquer tentativa semelhante.

Desenvolve uma rede de relacionamentos com a clientela

Uma vantagem importante dessa ferramenta é a possibilidade de gerar uma rede social totalmente direcionada para o atendimento ao cliente, podendo entrar em contato direto com ele e encontrar soluções para reclamações ou dúvidas frequentes.

Fazer postagens constantemente de fotos, ofertas e novidades, é um modo de a empresa noticiar aqueles que seguem seu perfil diretamente, por meio do próprio aplicativo do Google Meu Negócio.

Sendo assim, o potencial que esse recurso tem em nossa mão é arrebatador, pois é capaz de carregar a mensagem para praticamente toda a base de seguidores sem custo operacional. Isso torna-o melhor e menos trabalhoso de gerir que postagens em Instagram e Facebook, além do fato de que é preciso investir capital nessas redes sociais para ter resultados.

Atrair clientes pelo tour virtual

Essa ferramenta também permite ao empreendedor adicionar um tipo de tour virtual pelo estabelecimento, dando uma experiência única ao usuário de visitar o estabelecimento sem nunca ter entrado nele. A única ressalva desse recurso é a necessidade imposta pela Google de ter que fazer a filmagem em 360 graus.

4. Como gerar oportunidades com Google Meu Negócio?

Como salientado em alguns tópicos acima, há diversas táticas para se manter um alto nível de fichamento no Google My Business. Estas são premissas cuidadosamente estudadas e selecionadas pela própria Google, na qual moldam toda a estrutura para o momento em que a pessoa fizer de fato a pesquisa por alguma empresa específica ou temas relacionados a ela.

Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de como elevar esse padrão do seu negócio na ferramenta e se sobressair ante a concorrência:

Reivindicar o empreendimento

Antes de qualquer ação para otimizar o perfil da empresa no Google Meu Negócio, deve-se falar para ele que somos o administrador do lugar escolhido. Para que isso seja possível, precisaremos fazer uma conta no Gmail (e-mail da própria Google), ou se já tivermos, somente logar pela conta existente.

Após fazermos isso, acessamos a ferramenta e selecionamos a opção “gerenciar agora” e logo depois digitamos o nome do negócio na barra de busca. Feito isso, temos que localizar o “Painel de Informações” do empreendimento e ir em “reivindicar esta empresa” e em seguida “sou proprietário ou gerente desta empresa”. Agora basta clicarmos na opção de verificação e acompanharmos as instruções dadas na tela.

Preencher 100% da ficha

Vamos entender agora como funciona o que foi dito no tópico 2. No intuito de o algoritmo (programa que faz a ligação de palavras feitas no momento da pesquisa com o seu negócio) compreender que a página de seu negócio é realmente relevante, não adianta somente colocar os dados que consideramos principais em nossa forma de pensar.

Temos que preencher quantas informações forem possíveis no formulário, pois serão utilizadas pelas pessoas quer queira ou não. Aquelas informações que colocamos no segundo tópico desse texto não podem faltar em hipótese alguma, pois são essenciais para ranquear a empresa nas páginas de resposta do Google.

Atualizar as informações constantemente

Uma prática habitual que deve ser feita pelo gestor é atualizar frequentemente os dados do empreendimento, pois o algoritmo detectará imediatamente informações antigas e desatualizadas do perfil e descartará na pesquisa do usuário.

Ele tem a capacidade de identificar, por exemplo, que a própria URL (link da página) não está levando a pessoa ao destino correto, ou que está ocorrendo rejeição nas ligações feitas para o contato fornecido.

Além disso, a insatisfação dos potenciais consumidores pode levar a avaliações negativas da empresa, tendo um forte poder de influenciar o algoritmo selecionado. Por essa razão devemos estar atentos a qualquer mudança feita pela empresa e atualizar imediatamente os dados que se tornaram obsoletos.

Interagir com os internautas

Nosso objetivo, com toda certeza, não é ignorar clientes em potencial na rede, concorda? Portanto, temos que ficar atentos a qualquer tipo de interação feita por eles no Google meu negócio, no intuito de conseguirmos responder em tempo hábil e satisfazer o comentário da pessoa imediatamente.

Esses internautas poderão interagir de vários modos diferentes na ficha, como: agradecendo, sugerindo melhorias, reclamando de algum produto ou serviço, pedindo mimos, tirando dúvidas, entre outras ações criativas que sempre aparecem. Responder a essas inquietações do público é fundamental para um bom relacionamento interpessoal.

Trabalhar essa parte na ficha auxilia o algoritmo entender que a empresa está sempre interessada e preocupada com a satisfação do cliente.

Adicionar ofertas, promoções e novidades

Uma das formas mais fortes de atração das pessoas na internet é o contato visual com a marca. Dessa maneira, sempre postar fotos de eventos, modificações, inaugurações e novas atrações, é muito bom para facilitar a identificação do cliente.

Ainda, é um modo totalmente interativo de despertar a curiosidade e desejo dos usuários. Isso porque quando novidades são visualizadas, a propagação da imagem aumenta a procura pela empresa e, ainda, exponenciam a atração e engajamento com mais promoções e ofertas.

Estimular avaliações

Como falado antes, qualificações feitas pelas pessoas têm grande importância para que a ficha do empreendimento ganhe posições nas pesquisas do Google, inclusive no Google Maps. Por isso, desenvolver ações que fomentem essa atitude nos internautas é muito interessante para a empresa.

Para quem não entendeu o que é o Google meu negócio ainda, essa ferramenta é tão incrível que oferece até opções para gerar um link em que enviamos às pessoas para avaliar o empreendimento. Esse link pode ser inserido, por exemplo, no marketing feito nas redes sociais, facilitando a participação de quem segue a página.

Podemos observar então que, seja qual for o tamanho (porte) de nossa empresa, devemos considerar essa ferramenta inovadora quando decidirmos divulgar o empreendimento na internet. Por isso a importância de saber o que é o Google meu negócio, porque ele poderá nos auxiliar a ser achado nos resultados de busca facilmente e sem nenhum esforço. Além disso, nos oferece contato direto com os clientes sem burocracia.

Aumenta ainda as vendas da empresa, principalmente se for uma franquia. Torna-a mais conhecida pelos usuários e reconhecida pelo mercado, gerando um fluxo contínuo de visitas e conversões de potenciais clientes em verdadeiros consumidores.

E aí, leitor? Gostou de saber o que é o Google meu negócio e todos seus benefícios? Então não vá embora e saiba agora como lidar com as pessoas na hora da venda para não perder negócio.

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