A energia solar é uma ótima alternativa sustentável para quem deseja economizar na conta de luz. Porém, a instalação das placas requer análises específicas para garantir um bom desempenho do sistema. A posição do painel solar é fundamental para a captação dos raios de sol.

Para que a implantação dos painéis solares seja feita de forma correta algumas normas técnicas devem ser seguidas. Por isso, é preciso que essa instalação seja sempre realizada por profissionais especializados. São vários os fatores sobre a inclinação das peças que influenciam diretamente a funcionalidade do sistema.

Instalados de maneira inadequada, os painéis fotovoltaicos podem perder eficiência. Para aproveitar ao máximo os benefícios da utilização de energia solar, vamos citar alguns pontos que precisam ser observados no momento da instalação das placas. Confira!

Qual a melhor posição do painel solar?

Os painéis solares fotovoltaicos são a parte essencial de qualquer sistema de energia solar. Por meio deles, a radiação do sol se transforma em energia elétrica e pode abastecer casas, comércios, indústrias e propriedades rurais. Porém, para garantir a eficiência das placas, o posicionamento e a inclinação fazem muita diferença. Veja algumas dicas sobre como analisar a melhor posição para o painel solar.

Verifique o sombreamento

Como a intenção é que os painéis solares fotovoltaicos captem a maior quantidade de energia solar, não é indicado que sejam instalados em locais de sombra. Verifique se a posição das placas pode ser afetada pelas sombras de prédios ou árvores do entorno em determinado horário do dia. O recomendável é que as peças fiquem o maior tempo possível expostas ao sol para garantir melhor eficiência ao sistema.

Confira a direção da instalação

O ângulo e inclinação do painel vão influenciar diretamente na geração de energia. Para cidades que estão localizadas abaixo da linha do equador o ideal é que essa orientação do painel seja para o norte, com a inclinação do painel igual a latitude. Já as cidades que estão acima da linha do equador, devem ser orientados a sul com a inclinação do painel igual a latitude.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Sistemas implantados para o leste ou para o oeste podem oferecer resultados inferiores. Ao leste, os painéis perdem irradiação durante a tarde, e, direcionados para oeste, eles perdem irradiação pela manhã.

Observe a área de instalação

Outro fator que tem relação direta com a eficiência do sistema fotovoltaico é a área de instalação. Para definir o local correto de implantação dos painéis solares, é necessário conhecer o consumo de energia do local, caso o imóvel já esteja ocupado. Caso contrário, é preciso fazer uma estimativa de consumo baseada no projeto elétrico que será desenvolvido por uma empresa contratada.

Avalie as condições atmosféricas

Fatores climáticos também influenciam diretamente a eficácia do sistema fotovoltaico. O movimento do sol ao longo do ano fará com que a irradiação local seja maior ou menor, com isso a geração de energia irá variar. Para chegar a uma conclusão da quantidade de energia que um painel pode gerar, é importante analisar o índice solarimétrico de cada região.

Como vimos, alguns fatores principais garantem a eficiência na instalação dos painéis solares, como a orientação, a inclinação, a área e os fatores climáticos de cada local. Mas, para garantir a instalação adequada e a correta posição do painel solar, é essencial contratar uma empresa especializada. Ela será responsável pelo projeto do sistema fotovoltaico e saberá exatamente a melhor localização para a implantação do sistema de energia solar em seu imóvel.

Quer instalar esse método em sua casa, mas ainda tem dúvidas? Entre em contato com a Solarprime e saiba muito mais sobre painéis solares fotovoltaicos!

Comments

comments