Escolher um modelo de negócios para uma empresa significa definir de que maneira essa organização criará, entregará e ganhará valor dentro do seu mercado de atuação. Existem vários tipos, sendo que um dos mais conhecidos é o modelo de franquia. Também, há um modelo de negócio relativamente recente, que tem ganhado força do mundo corporativo. Você sabe o que é business partner ou já ouviu falar?

Colocando em uma linguagem simples e fácil, basta imaginar a função de um maestro dentro de qualquer orquestra. Ele precisa sincronizar a atuação de cada um dos músicos, de modo que o público possa ouvir um som harmônico.

O business partner (BP), que traduzindo para o português significa sócio, trabalha para integrar os setores da pessoa jurídica. Leia este post e informe-se sobre a definição de BP, suas atribuições, o funcionamento desse modelo de negócios e como se tornar um deles. Vamos lá!

O que é business partner?

O business partner é o profissional designado para a coordenação das ações dos diferentes departamentos de uma empresa. A ideia é criar equilíbrio e sincronia entre os colaboradores envolvidos, de modo a permitir que todos compreendam de forma clara quais são os objetivos a serem alcançados.

Então, o BP deve trabalhar para proporcionar a união dos setores do negócio, seja auxiliando os Recursos Humanos em processos seletivos ou atuando como consultor dos administradores da organização. Isso serve para fortalecer as funções de cada membro, dando base para tomada de decisões mais acertadas. Entre as consequências estão o estabelecimento de um clima organizacional muito mais favorável e a produção de relatórios mais pertinentes e acertados.

Afinal de contas, a visão dos gestores será aprimorada para a realidade da instituição, permitindo novas estratégias administrativas. É preciso ressaltar que qualquer ação deve partir de um bom planejamento, estudo das demandas, processos seletivos que sigam as melhores práticas de mercado, dentro da realidade da empresa, entre outros itens importantes.

Quais as suas principais atribuições?

A principal característica de um business partner é ser um profissional mais generalista. Para tanto, o primeiro atributo importante é ter conhecimentos administrativos e na gestão de pessoas.

Isso porque o BP fica incumbido da definição de estratégias que estejam em consonância com os objetivos do negócio. No departamento de Recursos Humanos, por exemplo, é preciso entender de que jeito é possível conquistar o engajamento de gestores e trabalhadores.

O business partner também é encarregado de analisar os processos da operação, identificando possíveis falhas, já que isso impacta diretamente na produtividade e, consequentemente, no faturamento. Quando isso acontecer, a dinâmica a ser seguida é levar a questão aos administradores da organização, para que treinamentos ou cursos sejam organizados, com o intuito de educar os colaboradores quanto aos novos procedimentos.

É fundamental que o BP tenha habilidades no tocante à mediação de conflitos, pois é necessário equilibrar a expectativa do quadro de funcionários com as dos gestores do empreendimento.

Contudo, uma das atribuições mais relevantes do BP é ser capaz de prever situações difíceis, baseado na análise do que acontece no presente. Para isso, ele deve estudar com profundidade o nicho de atuação da empresa, seu modo de produção de produtos ou prestação de serviços.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

É imprescindível que o business partner tenha conhecimento e realize o acompanhamento dos principais indicadores de desempenho do RH e de outros KPIs significativos para a organização.

Uma boa maneira de fazer isso é sempre colher informações dos próprios funcionários, pois esse é o melhor termômetro para identificar adversidades ainda nos estágios mais iniciais do problema. O próximo passo é apontar as mudanças a serem implantadas para mitigar a questão.

Como funciona esse modelo de negócio?

A liderança de uma empresa é responsável pela elaboração dos planos estratégico e financeiro da organização, para que a operação tenha os recursos necessários ao seu pleno funcionamento. Os resultados apresentados pelos liderados devem ser acompanhados e analisados continuamente. Isto é, essa função de liderança requer alguém que consiga realizar várias e diferentes funções.

Por outro lado, todo colaborador, dos menos aos mais capacitados, necessitam ser regularmente motivados. Motivação e engajamento são palavras-chave para qualquer empresa que deseja ter índices de produtividade satisfatórios. Para tanto, é crucial que sejam estabelecidas boas políticas de comunicação.

Cada um dos cargos dentro do negócio têm várias funções a serem executadas, mas nem sempre isso é livre de falhas, como duplicação de tarefas, realização de procedimentos que podem ser otimizados ou até eliminados, entre outras razões.

Esses tipos de ocorrências impactam diretamente nos resultados da instituição. É quando chega o momento do business partner encontrar soluções para que o setor de Recursos Humanos tenha um posicionamento mais estratégico, de acordo com os objetivos a serem alcançados pela organização.

Como se tornar um business partner?

Antes de mais nada, analise sua própria personalidade, verificando se você se considera uma pessoa flexível e resiliente. Essas são características bastante importantes para um profissional que precisará lidar com todos os setores do negócio e, por consequência, com colaboradores de personalidades, por vezes, bem distintas.

Isso deve ser agregado à análise das métricas e dados pertinentes da organização, por isso, também é necessário ter habilidades analíticas e interpretativas. Só assim essas informações numéricas poderão ser transformadas em planejamento estratégico.

No início do texto, citamos a franquia como um dos modelos de negócio mais conhecidos atualmente, por apresentar diversas vantagens competitivas frente a outros métodos administrativos. A boa notícia é que o business partner pode atuar dentro de uma franquia na Solarprime.

A ideia é que o franqueado escolha uma loja que já está em plena operação para firmar uma parceria. Então, monta-se um espaço Solarprime dentro do estabelecimento. É preciso estar atento para definir um parceiro que agregue valor ao seu empreendimento de energia solar fotovoltaica, como lojas de materiais de construção, de produtos voltados para sistemas elétricos e hidráulicos, entre outros.

Agora que você já sabe o que é business partner, que tal entender melhor como a Solarprime permite que seus franqueados trabalhem com o modelo de BP? Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas. Vamos adorar atendê-lo.

Comments

comments