A eletricidade é um tipo de energia que permite que as pessoas realizem uma infinidade de atividades, desde o preparo de alimentos e a utilização de computadores até um banho quente. Hoje em dia, qualquer casa conta com diversas instalações de eletricidade e, de vez em quando, é preciso recorrer à reforma elétrica.

Esse tipo de reforma tem o objetivo de consertar ou substituir fios, tomadas e aparelhos que não estejam funcionando adequadamente. Essas reformas são necessárias não apenas para manter o correto funcionamento dos aparelhos eletroeletrônicos, como também para garantir a segurança de todos os residentes do local.

Alguns cuidados, porém, precisam ser tomados na execução de uma reforma elétrica. Para conferir os 5 principais, continue a leitura!

1. Fuja das gambiarras

Arames no lugar dos fusíveis, fita isolante em fios desencapados e benjamins acoplados uns aos outros para que meia dúzia de aparelhos funcionem ao mesmo tempo — esses “ajustes” são familiares para você? Se sim, é melhor rever os seus hábitos.

Gambiarras desse tipo podem sobrecarregar ou queimar os aparelhos, além de aumentar consideravelmente o risco de curtos-circuitos, que podem ser causas de incêndios. Até mesmo utilizar um aparelho de voltagem incompatível com a tomada pode danificar o equipamento e causar danos à rede elétrica da residência. Verifique as instruções de uso dos aparelhos e siga-as fielmente, pela sua segurança.

2. Adquira produtos de qualidade

Instalações elétricas são coisa séria. Por isso, não compre produtos de procedência duvidosa. Todos os artigos dessa categoria precisam da certificação do Inmetro, que garantem que eles são seguros e eficientes. Isso vale para fiações, tomadas, disjuntores, filtros de linha, interruptores, entre outros.

A ausência do selo do Inmetro nesse tipo de aparelho é um problema. Nesse caso, troque o componente por um que tenha a certificação. Assim, você evitará acidentes, danos à sua rede elétrica e até mesmo elevados gastos com eletricidade causados por aparelhos com problemas, comprometendo o seu orçamento doméstico.

3. Siga as normas de segurança

A realização de uma reforma elétrica tem o objetivo de modernizar e substituir peças obsoletas, com vistas à segurança e ao bom funcionamento dos componentes eletrônicos. Em casas, esse tipo de reforma tende a ser mais fácil, exceto se você vive em residências muito antigas — nesse caso, verifique os padrões de instalações elétricas da época para não cometer erros.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Para quem vive em apartamentos, é preciso conversar com o síndico do edifício para saber como o procedimento deve ser realizado. Entretanto, mesmo conhecendo bem a estrutura do seu imóvel, evite fazer reformas elétricas por conta própria.

4. Mantenha os fios distantes do calor e da umidade

A água tem uma propriedade elevada de condução elétrica. Por isso, as fiações não podem ficar próximas de ambientes úmidos, pois podem provocar choques e danificar os aparelhos. O calor, por sua vez, pode causar danos aos materiais que fazem o isolamento dos fios, também podendo provocar acidentes.

Portanto, certifique-se de que a fiação da sua casa esteja sempre protegida do calor e da umidade, o que inclui o afastamento de piscinas, caixas d’água, lareiras, fogões, entre outros.

5. Contrate profissionais capacitados

Por fim, lembre-se de que a eletricidade é uma questão de extrema seriedade, que pode comprometer a estrutura de um imóvel, o funcionamento de diferentes equipamentos e até mesmo a vida das pessoas que os manipulam. Dessa forma, jamais queira resolver problemas dessa temática por conta própria. Contrate eletricistas capacitados e experientes.

Já ouviu falar que o barato sai caro? Pois é! Se você quiser resolver tudo sozinho, poderá agravar os problemas identificados, perdendo mais tempo e mais dinheiro do que imaginava. Consulte os seus amigos e a internet em busca de referências de confiança.

Por falar em contar com profissionais capacitados na execução de uma reforma elétrica, bem como em economizar dinheiro, você sabia que a energia solar é uma tendência econômica e sustentável para fornecer energia a residências e empresas? Sabia que a sua conta de luz pode ser reduzida em até 95% com essa tecnologia?

Se estiver pensando em instalar esse tipo de energia — limpa e econômica —, não hesite em entrar em contato com a Solarprime, a maior rede de franquias de energia solar do Brasil!

Comments

comments