Um sistema de energia solar produz energia elétrica de acordo com a quantidade de luz do sol que recebe. Portanto, qualquer interferência, como o sombreamento nos painéis, pode alterar consideravelmente a sua eficiência.

Neste post, vamos mostrar mais detalhes sobre como o sombreamento nos painéis fotovoltaicos interfere na produção energética e em sua duração, além de dicas de como evitar. Siga com a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é sombreamento nos painéis solares?

Quando são instaladas, as placas fotovoltaicas estão preparadas para receberem luz solar em toda a sua extensão. Isso pode ser comprometido com a interferência das sombras de árvores e vegetações, prédios vizinhos, entre outras coisas. Esse fenômeno é chamado de sombreamento do sistema fotovoltaico.

Além dos mencionados anteriormente, há um ponto importante: a posição do sol durante o dia. Sabemos que o sol muda de posição no céu conforme as horas vão passando, e isso é capaz de causar sombreamentos em alguns períodos do dia que não são percebidos — o que pode se tornar um grande problema.

Quais são os efeitos que ele provoca?

As sombras causadas nas células fotovoltaicas geram efeitos negativos. Como sua geração energética é diretamente proporcional à incidência de luz solar, qualquer diminuição na área de absorção reduz drasticamente a eficiência. Um bom funcionamento do painel precisa de um bom planejamento, desde o nascer até o pôr do sol.

Outro ponto mais delicado é a danificação das placas. Quando apenas uma parte do painel fotovoltaico está recebendo luz solar, o pedaço sombreado acaba realizando um efeito contrário: os raios de sol, absorvidos na parte funcionante, são dissipados como calor no local sombreado. Em bem pouco tempo, isso pode danificar gravemente todo o sistema.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Como evitar esse sombreamento?

Visto o quão prejudicial o sombreamento nos painéis pode ser, é essencial saber como evitá-lo. Tudo deve começar pelo projeto. É necessária uma análise profunda sobre o ambiente antes da instalação: não apenas ver se a luz do sol incide no local, mas entender como ela se comporta. Essa análise é chamada de cálculo do sombreamento do projeto.

Outra medida para evitar esse problema é cuidar das manutenções após a instalação. Fatores externos podem acontecer, como novas construções ao redor, e uma boa forma de prolongar a vida útil e a eficiência do seu sistema é fazer uma checagem periódica da incidência solar.

Entretanto, existem casos onde não é possível evitar os sombreamentos. Nessa situação, esse fator é levado em consideração durante o cálculo do projeto. Dessa forma, a produção de energia não é prejudicada e, consequentemente, o retorno financeiro também não.

Como visto durante o texto, o sombreamento nos painéis fotovoltaicos é um problema a ser considerado de antemão. Isso mostra o quão importante é a escolha de um bom material e de profissionais capacitados para a instalação.

Um sistema fotovoltaico é excelente em questões econômicas e ambientais, mas ele é muito delicado. Uma pesquisa aprofundada somada a um projeto de qualidade, feito por uma equipe de ponta, é a combinação ideal para se prevenir tanto dos efeitos do sombreamento quanto de outros possíveis problemas.

Gostou de saber mais sobre o sombreamento nos painéis solares e seus desdobramentos? Então, assine agora a nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada.

Comments

comments