Investir em franquias é um negócio sempre promissor. Conheça, neste artigo, os tipos de franquia existentes no mercado e como começar a atuar nesse segmento.

Apesar dos altos e baixos constantes do mercado, o setor de franquias vai continuar em alta, seguindo a tendência dos últimos anos. Então, se você deixou passar a oportunidade de empreender porque estava preocupado com a instabilidade econômica, é hora de repensar e colocar o seu sonho em prática! Para isso, que tal conhecer os tipos de franquia que existem? Veja neste post!

Por que abrir uma franquia?

As franquias são modelos de negócios já consolidados no mercado. O criador da empresa permite que outras pessoas façam parte da expansão do seu empreendimento e o franqueado reproduz no mercado o plano de negócios pagando um valor compatível ao seu desenvolvimento.

Empreender por meio de franquias é uma ótima ideia, pois você já conta com o modelo de administração e o nome de uma empresa consolidada. Você passa a representar o negócio e conta com toda uma infraestrutura e com treinamentos planejados pelo franqueador.

Quais são os tipos de franquia existentes?

Você se interessa pelas franquias e quer mais informações? Há diversos modelos de negócios que podem se adaptar às diferentes condições financeiras e estruturais dos empreendedores.

Vamos ver quais são os tipos de franquia que você pode avaliar para iniciar o seu próprio negócio.

Franquia unitária

Esse é o modelo mais comum. O empresário permite que você abra uma unidade da empresa e tenha exclusividade para comercializar a marca em um local determinado por ele. É o caso de uma loja ou de um quiosque em shopping center, por exemplo.

Franquia master

Um master franqueado é alguém que adquire o direito de representar determinada região, implantando mais de uma unidade. As demais unidades podem ser administradas pelo franqueado ou terceirizadas.

Para ter uma franquia master, é preciso fazer um investimento bem maior, mas o lucro é proporcional, já que o franqueado recebe um percentual de todo o faturamento da sua região.

Franquia de desenvolvimento de área

Nessa modalidade, a ideia também é que o franqueado fique responsável por uma região. É um modelo muito usado por empresas que querem fortalecer a sua marca nacional e internacionalmente.

Ao adquirir uma franquia de desenvolvimento de área, o empreendedor se compromete a abrir certa quantidade de unidades em um período de tempo. Esse negócio também exige mais investimento e um maior grau de maturidade do empresário.

Microfranquia

Esse modelo é hoje um dos tipos de franquia mais interessantes e continua em crescimento. O principal atrativo é o baixo custo de investimento inicial. Por isso, se você está planejando iniciar a sua primeira franquia, essa é a melhor opção!

As microfranquias são investimentos abaixo de R$ 86 mil, sendo possível encontrar oportunidades a partir de R$ 22 mil. Por ser de baixo custo, o retorno do capital investido é mais rápido.

Além disso, a microfranquia permite maior liberdade para o franqueado, que pode moldá-la à sua rotina. Alguns modelos de negócios podem, inclusive, ser exercidos em casa. Os chamados “home office” são muito benéficos para quem deseja empreender de forma simples e lucrativa. As atividades, geralmente, são executadas pelo próprio fraqueado, sem exigência de loja física.

Shop in shop

A franquia shop in shop, também chamada de business in, permite que o empresário instale um quiosque dentro do seu estabelecimento. A intenção é comercializar produtos que sejam complementares aos que já são vendidos na loja.

Como exemplo, consideremos uma loja de roupas que fica dentro das dependências de um hotel. Nesse tipo de situação, tanto a loja quanto o hotel, juntos, oferecem comodidade ao cliente, que poderá fazer as suas compras onde estiver hospedado.

Nesse tipo de franquia, o dono do negócio já tem algum estabelecimento comercial e essa minifraquia é aberta dentro desse local. Uma dica importante para quem deseja apostar nessa modalidade de franquia é escolher um segmento de mercado do modelo shop in shop, que, de alguma forma, esteja associado à sua empresa que já está em operação.

Podemos citar outros exemplos, como um supermercado que tenha uma minifranquia de pizzaria em seu interior, ou, então, uma loja de brinquedos infantis com uma franquia shop in shop de doces.

Franquia de conversão

A modalidade de franquia conhecida como de conversão pode ser usada por empresários que já têm algum negócio rodando, mas que queiram transformá-lo em uma franquia. O principal benefício em se tornar um franqueado será usufruir de todas as vantagens da parceria com um franqueador. A padronização dos produtos ou serviços, a escalabilidade da operação, o poder da marca e as pesquisas já realizadas estão entre elas.

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Um bom exemplo para ilustrar uma franquia de conversão é um empreendedor que possui uma lavanderia. Muitas vezes, ele pode encontrar dificuldades para competir com os seus concorrentes de mercado. Nesse caso, é possível escolher converter o seu negócio em uma franquia de lavanderia. Desta forma, com os direitos de uso da marca, consegue alavancar o seu empreendimento com as ações de marketing planejadas pelo franqueador aumentando o seu lucro.

Franquia combinada

Uma franquia combinada possibilita que o dono da empresa utilize um só ponto comercial para o estabelecimento de marcas distintas. Vale ressaltar que as condições para que esse tipo de franquia seja permitido ficam a cargo de cada um dos franqueadores.

A estratégia de negócio deve ser parecida com a franquia shop in shop, ou seja, as marcas que coexistirão no mesmo lugar deverão ser complementares nos produtos ou serviços que oferecem. Por exemplo, uma loja que vende equipamentos para a prática de esportes pode conter várias franquias diferentes que comercializem itens para cada modalidade esportiva.

O franqueado terá a vantagem competitiva de trazer mais clientes para a sua loja. A combinação de marcas no ponto comercial compartilhado também reduz a sazonalidade e os custos operacionais.

Franquia social

A base da franquia social é não ter como objetivo a busca da lucratividade. Esse tipo de franquia é usado para distribuir serviços sociais sem fins lucrativos. Portanto, trata-se de uma maneira de utilizar as técnicas e o procedimento do franchising para o crescimento e para a réplica de um projeto social.

Portanto, a diferença fundamental de uma franquia social para os outros tipos de franquia é que seu foco sempre será composto da sustentabilidade e do crescimento do projeto social em questão. Ou seja, nem o franqueador e nem o franqueado fazem esse formato de franquia para distribuir lucros.

Como escolher a franquia ideal?

Empreender com uma marca que já está consolidada no mercado é um dos atrativos para os investidores que escolhem o sistema de franquia para ter uma empresa própria. Mas nem toda franquia é adequada para todo empreendedor. É preciso ter alguns cuidados antes de fechar negócio.

Analise a compatibilidade do modelo com o seu perfil de investidor

É muito importante que, ao buscar uma franquia, ela tenha a ver com o perfil do franqueado. Você deve optar por setores que combinem com as suas habilidades, características e experiências. É fundamental gostar do que faz para obter sucesso no negócio. Avalie as regras da franqueadora com atendimento, organização e divulgação e veja se há adequação com as suas convicções.

Portanto, defina com o que deseja trabalhar, questione a franqueadora sobre as normas e tire todas as dúvidas antes de assumir o negócio. Conheça as peculiaridades da marca e analise se estão de acordo com o seu perfil para ter sucesso no empreendimento.

Avalie o mercado e as oportunidades

Tendo em vista que existem vários segmentos que estão em crescimento no mercado, é importante levar em consideração essas oportunidades na hora de escolher a sua franquia. É preciso ter cuidado com empreendimentos que surgem com muita agilidade no mercado.

Esses podem não ter tido tempo suficiente para serem testados pelo proprietário. Alguns mercados estão oferecendo mais possibilidades, como entretenimento, alimentação, lazer, informática, hotelaria, saúde e bem-estar e serviços.

Pesquise a complexidade do modelo

Existem alguns níveis de complexidade que envolvem o negócio. Algumas franquias são de baixa complexidade e têm operações mecânicas e padronizadas, não envolvendo risco ao franqueado, mesmo se mal comandadas. Outras são de complexidade média e exigem melhor conhecimento em gestão de pessoal, negociações, estratégias e finanças.

Essas, se mal geridas, podem oferecer perdas financeiras ao consumidor. Por último, temos as franquias de operação padronizada que requerem alto conhecimento no empreendimento. Também mal administradas, geram prejuízos financeiros.

Saiba sobre o suporte oferecido

Muitas redes de franquias disponibilizam um suporte 24h ao franqueado, seja por e-mail, seja por telefone, seja por aplicativo, ajudando a solucionar os eventuais problemas que possam surgir. Por outro lado, é importante também que a franquia auxilie a unidade do franqueador a crescer e se tornar mais competitiva dentro do mercado.

As empresas devem oferecer um suporte estratégico caso o consumidor não esteja cumprindo as metas determinadas. As franquias devem entregar um suporte completo e próximo em todos os momentos de dificuldade do consumidor.

Escolha uma franquia confiável

Para analisar se uma franquia é confiável, avalie detalhes, como poder aquisitivo, processos legais e capacidade de expansão. Veja quantas unidades foram abertas, fechadas e repassadas. Isso mostra muito sobre o crescimento da rede e sobre a satisfação dos franqueados. Analise se a marca é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e converse com franqueados.

Ademais, é importante que você estude as projeções financeiras da franquia para confirmar a veracidade dos dados fornecidos. Vale até virar cliente de uma unidade para sentir como funciona o atendimento e saber mais sobre a qualidade dos produtos oferecidos.

Agora que você já conhece os tipos de franquia e as vantagens de cada um, é possível aproveitar o crescimento dessa área e investir na sua independência. Montar o próprio negócio fica mais fácil e vantajoso quando você pode contar com o apoio de uma marca já consolidada.

Gostou de saber mais sobre os tipos de franquias e sobre como escolher a melhor para o seu investimento? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos os benefícios de ser um franqueado!

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