No mercado brasileiro de capitais, as opções de investimento têm sido cada vez mais amplas. Portanto, não podemos falar que existem investimentos melhores que outros, mas sim tipos de investidores para cada opção de capitalização.

Devemos aprender a adequar com bastante cautela o tipo de aplicação feita com o perfil que nos encaixamos, para que não haja decisões ruins e consequentes prejuízos. A falta de conhecimento desse aspecto leva muitas pessoas a se desmotivarem e deixarem de lado algo tão importante para nossa vida econômica.

No intuito disso não acontecer com você, preparamos um conteúdo exclusivo para que aprenda a se definir e obter destaque no mercado financeiro. Acompanhe com a gente!

O que é um perfil de investidor?

Nada mais é que um padrão montado de acordo com as características da pessoa e sua flexibilidade em onde colocar seu capital, considerando os riscos que cada negócio oferece. Assim, o que vai definir o investidor é o fato de como ele vai lidar com o grau de incerteza que um investimento apresenta em relação ao retorno financeiro que pode gerar a curto, médio ou longo prazo.

Temos que ter em mente que esse retorno será sempre proporcional ao quão arriscado é a operação. Agora que você sabe do que se trata, vamos mostrar os 3 principais tipos para fazer a escolha certa.

Quais os tipos de investidores?

Conheça alguns dos perfis para quem deseja fazer aplicações financeiras.

1. Conservador

Esse é aquele que preza pela preservação de seus recursos acima de qualquer coisa, sem correr nenhum risco na aplicação e valorização do dinheiro. Geralmente é uma maneira mais segura e tranquila de ver o investimento rendendo, sem comprometer o patrimônio.

No entanto, o tempo para ter um bom retorno dessas quantias aplicadas costuma ser de longo prazo (de 10 anos para mais) e com pouca liquidez, mas sem perda alguma. Por isso, são mais utilizados por essas pessoas os fundos de renda fixa como Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI e LCA (Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio).

2. Moderado

Classificado como uma pessoa que aceita assumir riscos um pouco maiores em busca de uma liquidez avantajada que dê um retorno mais rápido a ela, sendo considerado de médio prazo (de 3 a 10 anos). Ao mesmo tempo tende a equilibrar as aplicações com medidas conservadoras para garantir seu orçamento também.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Como elas já têm um patrimônio para diversificar as aplicações, costumam colocar capital em ações, fundos multimercados e debêntures. Formando uma carteira mais volátil, no entanto, com chances de ganhos mais rápidos.

3. Agressivo ou arrojado

Esse tipo assume totalmente os riscos que a Bolsa oferece, pois o seu foco é uma alta rentabilidade no menor espaço de tempo possível, ou seja, com retorno a curto prazo (de dias até 3 anos em média).

Ele tem consciência da oscilação constante dos mercados e joga com isso para obter lucros maiores em suas variações, podendo ganhar tanto com a tendência de alta quanto com a de queda.

Para fazer operações desse nível, é necessário ter um bom conhecimento de todo o sistema e são avessos ao conservadorismo de capital. Geralmente optam por colocar seu dinheiro em derivativos ou mercado a termo.

Como saber qual o meu perfil?

Para saber em qual tipo de investidor você se encaixa, deve-se ter autoconhecimento, ou seja, ter ciência de quais são suas ambições, situação financeira atual e o que almeja à frente, além do quanto está disposto a arriscar.

Ainda, é essencial compreender o nível de conhecimento sobre o mercado financeiro que tem, o quanto domina sobre o assunto e como vai lidar com ganhos e perdas. É fundamental estabelecer uma porcentagem do quanto vai dispor do patrimônio mensalmente e quais os objetivos com determinada aplicação.

Percebemos o quanto é importante entender quais os tipos de investidores podemos ser dentro da Bolsa de Valores, pois isso definirá nosso futuro e lucros para uma vida mais sustentável. Sempre tenha bem definido esses parâmetros consigo mesmo.

Quer saber mais sobre os tipos de investidores no mercado financeiro? Então, não perca tempo e entre em contato conosco e tiraremos todas as suas dúvidas.

Comments

comments