Ter mais independência e autonomia para gerenciar o próprio tempo é o sonho de muita gente. Essa é uma demanda que costuma aparecer nas pesquisas que mostram os desejos de quase todas as empresas, especialmente — embora não exclusivamente — quando se trata da camada mais jovem da sociedade.

O trabalho em home office proporciona isso e muito mais. Para o trabalhador, significa ganhar aquelas horas que ele gastaria em deslocamento e ter mais conforto, poder ficar mais perto da família, almoçar com os filhos, não se sentir vigiado o dia todo. Para a empresa, também traz vantagens, como reduzir os custos de arcar com um funcionário no escritório.

Pensando nisso, buscamos 6 atividades que podem ser exercidas em home office, seja como funcionário de uma empresa, como autônomo ou até como empresário. Confira!

1. Consultoria

Ser consultor é uma ótima opção de trabalho em home office, especialmente se você já teve uma carreira consolidada no mundo corporativo.

Essa é uma oportunidade de usar todo o conhecimento acumulado em décadas de atuação na sua área para ajudar outras empresas. É preciso se manter sempre atualizado, mas isso vale para tudo, não é mesmo?

Seja atuando sozinho ou estabelecendo uma empresa de consultoria e contratando uma equipe, é uma alternativa que permite trabalhar de forma remota e dar a autonomia que você busca. Isso sem contar que, dependendo da sua área, experiência e rede de relacionamentos, pode ser muito lucrativa.

2. Produção de conteúdo

A expansão da internet abriu um enorme mercado para produtores de conteúdo. Isso envolve uma vasta gama de profissionais: analistas de marketing digital, redatores, revisores, designers, produtores de vídeo etc.

Tudo o que você lê ou vê na internet foi feito por alguém. Quando assiste a um vídeo bem produzido no YouTube, muito provavelmente ele não é totalmente caseiro: foi preciso de um roteirista, uma equipe de filmagem e um editor para chegar nesse resultado.

Todos esses trabalhos podem ser feitos remotamente — menos a filmagem em si, é claro. O roteirista e o editor podem trabalhar da casa deles ou de onde quiserem. Só precisam de um computador para isso.

Muitas vezes, as agências de conteúdo contam com uma rede de colaboradores e chamam os profissionais de que precisam para um trabalho específico. É possível fazer parte da rede de várias agências e ter uma agenda cheia sem sair de casa.

3. Assistência virtual

Você tem uma empresa e sempre quis ter uma secretária, mas não consegue arcar com os custos? Saiba que pode contratar os serviços de uma assistente virtual!

Existem planos para todos os bolsos e necessidades. É possível contratar alguém para atender ao telefone em horário comercial ou 24 horas por dia, para gerenciar a agenda, cuidar de questões administrativas e financeiras, entre outras funções.

Além do custo reduzido, você tem a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes e libera o seu tempo para se dedicar mais ao negócio.

Para quem busca um trabalho em home office, também é uma excelente alternativa. É possível prestar esse serviço de qualquer lugar do mundo, já que você só lida com atividades online. O retorno financeiro varia dependendo do tempo que você dedica, da quantidade de clientes que tiver e do seu nível de especialização, como em qualquer outra profissão.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

4. Loja online

Ter um e-commerce pode ser uma ótima forma de começar um negócio próprio. Não estamos dizendo que é um ramo fácil. Como qualquer empresa, requer planejamento e conhecimento do mercado de atuação, mas é possível colocar uma loja no ar sem sair de casa.

Dependendo do seu ramo de atuação, não é necessário ter espaço para estoque, uma vez que você pode revender produtos de outras lojas e ter apenas uma vitrine virtual.

Com apenas um computador, é possível montar a sua loja virtual e vender para o mundo todo, sem limite de alcance.

5. Produção de eventos

Essa é outra atividade em que, assim como no caso da produção de conteúdo, dá para contar com uma equipe flexível, chamando os profissionais necessários de acordo com o trabalho específico.

Um produtor de eventos eficiente é um profissional muito requisitado no mercado. Isso porque ele é raro, e um erro em um evento pode custar muito caro e colocar tudo a perder.

O produtor de eventos precisa ser alguém extremamente organizado e ter uma rede de fornecedores competente e confiável — e isso não se consegue do dia para a noite. Assim, quem realiza eventos impecáveis ganha reputação no mercado e pode cobrar muito bem.

Todo o trabalho do produtor de eventos é remoto, o que não quer dizer que seja todo feito dentro de casa, já que esse profissional precisa visitar o local do evento, estar presente no dia, visitar fornecedores, fazer compras etc.

6. Franquia

Existem diversos tipos de franquia que não exigem que você tenha um espaço físico dedicado e que permitem trabalho em home office. Nesse modelo, você vai encontrar opções de venda de cosméticos, de aulas de idioma, de marketing digital, de cuidadores de idosos, de corretoras de seguros e muito mais

É possível, por exemplo, investir em uma franquia de energia solar, com investimento baixo e sem precisar de instalações físicas.

A vantagem é que você tem o apoio que só o sistema de franquia pode dar e, assim, não sai do zero. Começa com uma marca já conhecida e com o treinamento, capacitação e suporte fornecidos pelo franqueador.

Além disso, os custos para abrir uma franquia em home office são bem mais baixos, justamente porque você não vai ter que arcar com as despesas de um espaço físico, que envolvem contrato, aluguel, reforma etc.

Agora você já sabe como o trabalho em home office pode ser vantajoso para todos os envolvidos, tanto para empregados e empregadores quanto para autônomos e empresários. A tecnologia não apenas acabou com a barreira da distância física, mas abriu muitas possibilidades de trabalho que não seriam possíveis sem ela.

Ficou interessado e quer saber mais? Aproveite para conhecer todas as vantagens de ser um franqueado!

Comments

comments