Muitos brasileiros têm o sonho de sair do emprego e abrir um negócio próprio. Considerando os desafios do mercado, quem tem perfil de franqueado já está no caminho para abrir sua filial e começar um trabalho mais flexível

Empreender contando com o suporte e o nome de uma empresa já consolidada é uma ótima opção, mas como saber se você tem o perfil para isso? Veja algumas características importantes para quem quer tocar uma franquia:

Capacidade de gestão

Mesmo que o plano de negócios já esteja montado e o franqueado receba orientações e treinamento para administrar a empresa, a capacidade de gestão é indispensável para qualquer empreendedor.

Ao adquirir uma franquia, você não deixa de ser o empresário responsável pelo comando do próprio negócio. É sua função administrar o caixa e o estoque e realizar os processos de seleção e treinamento de funcionários. Enfim, você precisa desenvolver habilidades de gerenciamento para consolidar sua empresa.

Não dá para optar por uma franquia acreditando que não será preciso se dedicar a ela ou que não há perigos nessa modalidade. Qualquer empreendimento envolve riscos, por isso seu acompanhamento e compromisso são fundamentais para superar dificuldades e crescer no mercado.

Habilidade de comunicação

Boa parte do trabalho do empresário envolve lidar com pessoas, sejam sócios, funcionários, fornecedores ou clientes. Assim, saber se relacionar e se comunicar bem é essencial para o sucesso nesse ramo.

A boa convivência com fornecedores garante melhores negociações e vantagens. Da mesma forma, atendendo às necessidades dos clientes com simpatia você fortalece sua empresa e conquista maiores fatias no mercado.

e-book gratuitoPowered by Rock Convert

Por fim, ter perfil de liderança e saber gerir os funcionários são fatores necessários para ter uma equipe coesa e motivada. As pessoas que trabalham diretamente com você são as corresponsáveis pelo seu sucesso, portanto vale a pena investir em um relacionamento positivo com elas.

Mentalidade de investidor

Quem tem perfil de franqueado sabe que essa aquisição é um grande investimento. É preciso ter paciência, principalmente no início do negócio. O empresário não deve esperar que o retorno financeiro seja grande e estável desde o começo.

Se você se interessa por uma franquia, pesquise bastante sobre a área e conheça os riscos e potencialidades envolvidos. O ideal é se programar antes de abrir a empresa, conhecendo com profundidade o ramo onde pretende entrar.

Identificação com a área

Por fim, é importante escolher uma franquia que se encaixe nos seus interesses profissionais. Algumas pessoas tomam decisões precipitadas e acabam se envolvendo em negócios com os quais não têm afinidade, o que torna o dia a dia de trabalho mais exaustivo.

Procure opções de franquias que se relacionem ao seu perfil. Não deixe de conhecer a produtividade do negócio e analisar o seu interesse em atuar na área. É mais fácil dedicar-se a um trabalho no qual você sente prazer, por isso esse aspecto também deve ser considerado.

Essas são as principais características de quem tem o perfil de franqueado. É importante lembrar que as habilidades não são inatas, mas podem ser treinadas e desenvolvidas ao longo da sua experiência profissional. Com dedicação e planejamento, é possível realizar o sonho de ser seu próprio chefe.

Que tal receber conteúdos como este no seu e-mail? Assine nossa newsletter!

Comments

comments